Engenharia e Gestão Industrial

Download da Brochura >>

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusíada | Famalicão
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão Largo Tinoco de Sousa - 4760-108   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Objetivos

Um dos problemas mais importantes com que se confronta a Indústria Portuguesa é a pouca capacidade técnica da generalidade das empresas. Como consequência, os produtos portugueses revelam, por vezes, deficiências nos campos do design e da qualidade, que lhes reduzem a competitividade internacional e, por outro lado, os processos de fabrico são afetados pela baixa produtividade e pela falta de controlo de qualidade. Estes problemas são em parte consequência da pouca atenção que lhes é dispensada pela Indústria, mas também resultam da carência de informação técnica por parte das firmas, um capital suficiente e formação inadequada tanto dos operários como dos gestores.

Ao encarar estes problemas, devem ser reconhecidos cinco grandes áreas de carências:

  • Capacidade de design de produtos e processos;
  • Informação técnica;
  • Disponibilidade de capital para I&D ou aquisição de tecnologia;
  • Qualidade dos produtos e normalização;
  • Especialização, a todos os níveis, do pessoal técnico e de gestão.

Assim, a Gestão Industrial, quando efectuada de uma forma planificada, isto é, associada à Gestão, contribui para redução de perdas de capital, poupança de energia, aumento de rentabilidade, redução dos custos de produção, melhoria das condições de trabalho, melhoria da segurança, aumento de vida dos equipamentos, aumento da produção, etc.
A qualidade dos recursos humanos e, sobretudo, dos quadros superiores, é um fator decisivo para o sucesso das empresas. No nosso País há uma enorme escassez de técnicos com o perfil adequado ao desempenho de funções de gestão em sistemas com uma componente tecnológica significativa. A falta de diretores de Engenharia e Gestão Industrial e chefes projetistas experimentados é um fator inibidor de um maior desenvolvimento da capacidade inovadora das empresas portuguesas. Este Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial vem contribuir para o complemento necessário ao preenchimento desta lacuna.