Engenharia e Gestão Industrial

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Lisboa
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa - Portugal   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias existe desde 1997 e foi a primeira deste género em universidades não estatais em Portugal.
O curso está atualmente estruturado de acordo com a Declaração de Bolonha e tem uma duração normal de 3 anos (6 semestres, 180 ECTS). O curso está articulado com formações semelhantes em vários espaços académicos e profissionais a nível nacional e internacional.
O sistema de ensino prepara estudantes para trabalharem em variados sectores da atividade económica no espaço da União Europeia e mundial (ex. Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e Timor),
Em termos de conteúdos de ensino, o curso pretende que o futuro Engenheiro Industrial adquira conhecimentos aplicados na gestão de projetos,unidades industriais e linhas de produção dos mais diversos setores industriais e de serviços como sejam unidades químicas,petroquímicas ,petróleo e gás,produção industrial etc. bem como conhecimentos tecnológicos do âmbito da engenharia mecânica e electrotecnica, designadamente automação e robótica,.
Os licenciados podem candidatar-se à Ordem dos Engenheiros, de acordo com as regras por esta estabelecidas; após conclusão de um estágio profissional, os licenciados são também reconhecidos e admitidos à Ordem dos Engenheiros Técnicos.

 

Objetivos

O principal objetivo da Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial da Universidade Lusófona é a formação de sujeitos com capacidade de utilizar os princípios básicos de gestão, nomeadamente de gestão da produção, modelação e simulação de problemas, aplicados ao processo industrial. Paralelamente, procura-se fornecer uma formação de âmbito alargado no domínio da Tecnologia Mecânica e processos de produção, bem como órgãos de máquinas, que permita uma visão alargada dos métodos e tecnologias de produção. Esta é complementada com uma formação de base em componentes mecânicos e electromecânicos e hidráulicos, automação industrial e robótica, que permita uma visão integrada dos sistemas integrados de produção e a capacidade de aplicação prática dos conhecimentos na resolução de problemas. Objetivos secundários são o fornecimento de conhecimento geral sobre materiais e utilização de linguagens de programação e de ferramentas computacionais na resolução de problemas de engenharia e gestão, nomeadamente de apoio à modelação, simulação e decisão.

 

Saídas Profissionais

Atividades de Investigação e desenvolvimento, Planeamento, gestão e coordenação e Auditoria e consultoria em:

– Estabelecimentos de ensino e institutos de investigação públicos e privados;
Indústria;

– Laboratórios Industriais;

– Indústria e empresas de logística e transporte

– Empresas públicas e privadas;

– Administração pública;

Nas seguintes áreas:

– Gestão tecnológica;

– Gestão de sistemas e processos;

– Gestão da manutenção;

– Segurança industrial;

– Controlo de qualidade;

– Transportes;

– Comércio e indústria.

 

Valor Anual

Saiba mais sobre o valor das propinas aqui.