Instituições de Ensino:
Objetivos do Curso
Este ciclo de estudos tem por objectivo proporcionar aos doutorandos, quer nacionais, quer internacionais:
- Um sólido enquadramento institucional, metodológico e de formação científica avançada em Engenharia do Ambiente;
 - A capacidade de realização de trabalho científico de primeira qualidade e de integração nas correspondentes redes internacionais de conhecimento;
 - A estreita colaboração entre centros de investigação de excelência nesta área, com a indústria e com as organizações profissionais;
 - Desenvolvimento de algumas competências pessoais, nomeadamente: espírito científico, criativo, sentido crítico e de responsabilidade, capacidade de aprender autonomamente, capacidade para interagir e trabalhar em grupo e em equipas interdisciplinares, capacidade de comunicação, autoexigência, ecumenismo cultural e valorização do conhecimento.
 
Saídas Profissionais
Laboratórios de investigação; Ensino superior; Instituições públicas e em empresas.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
A realização do Doutoramento em Engenharia do Ambiente vai permitir aos estudantes adquirir os conhecimentos, capacidades e competências seguintes:
- Conhecimento avançado em Engenharia do Ambiente; Este curso permitirá a formação de recursos humanos capazes não só de analisarem problemas ambientais complexos tendo em conta as suas dimensões ecológica, social, económica e tecnológica de forma integrada, como também, e principalmente, de conceberem soluções mais eficientes e sustentáveis para esses problemas. Dadas as cada vez maiores exigências da sociedade nesta matéria, é fundamental que as empresas, o Estado e até as organizações não governamentais disponham de técnicos e investigadores altamente qualificados.
 - Capacidade avançada de realização de um trabalho de investigação original que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas.
 - Capacidade avançada para analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas.
 - Competências avançadas para comunicar resultados científicos aos seus pares, à restante comunidade académica e à sociedade em geral.
 - Competências avançada para promover em contexto académico e/ou profissional o progresso tecnológico, social e cultural.
 
Para além destas competências de natureza específica, pretende-se que as estratégias, os métodos de ensino adotados e os próprios processos de avaliação das unidades curriculares possam proporcionar aos estudantes competências, que contribuam para o desenvolvimento da vertente pessoal e cívica, assim como a capacidade de adquirir conhecimentos autonomamente, de sentido crítico e de responsabilidade, de gestão de informação, de trabalho em grupo e em equipas interdisciplinares, etc. Os meios qualitativos usados na avaliação do grau de cumprimento dos objetivos de aprendizagem são os resultados dos inquéritos aos estudantes e docentes, os resultados da monitorização do sucesso escolar e o feedback dos empregadores. Os resultados dos inquéritos aos alunos e docentes, os registos de assiduidade e sucesso escolar e o feedback dos empregadores são usados como meios de avaliação qualitativa do sucesso desta estratégia e da sua receptividade pelos alunos.
    



