Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
A sustentabilidade do Planeta está cada vez mais no centro das agendas científica, política, empresarial e social, exigindo dos profissionais competências específicas e inovação. Indústrias limpas, planeamento das cidades, economia circular ou energias renováveis são exemplos de abordagens para lidar com problemas como alterações climáticas, perda de biodiversidade, escassez de água, degradação do solo, poluição do ar, resíduos perigosos e lixo marinho. Empresas, organizações e comunidades reconhecem o valor de um Planeta saudável para a economia e para a qualidade de vida das populações. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU incentivam todos os países e organizações a promover bens, serviços e políticas alinhadas com um Planeta saudável para o futuro. O Acordo de Paris e o Pacto Ecológico Europeu estão a impulsionar a inovação e o investimento num novo paradigma de economia limpa. O Mestrado em Engenharia do Ambiente prepara os profissionais com uma visão sistémica, ferramentas e métodos para resolver estes problemas através da inovação. A FCT NOVA é o local para lidar com desafios da vida real, através de parcerias com empresas, instituições e ONG.
Objetivos
O Mestrado em Engenharia do Ambiente visa formar a próxima geração de profissionais para liderar o caminho para um ambiente e economia limpa e saudável, tendo em conta aspectos ecológicos, sociais, económicos e tecnológicos. O curso adota uma abordagem sistémica para treinar competências analíticas para a resolução de problemas, para desenvolver inovação como um processo de valorização económica e social, e para promover a participação dos cidadãos na tomada de decisão. A natureza interdisciplinar do curso, cruzando ciências naturais, ferramentas de engenharia e métodos sociais, fornece aos profissionais um perfil único para lidar com sistemas complexos e trabalhar em diferentes contextos profissionais.
Os estudantes podem optar por Engenharia de Sistemas Ambientais (monitorização, modelação e gestão ambiental, ecodesign, tecnologias limpas, serviços de ecossistemas), ou Engenharia Sanitária (recursos hídricos, sistemas de saneamento, gestão e tratamento de resíduos). Os engenheiros do ambiente da NOVA são um ativo em qualquer organização, pois são capazes de criar valor para o mercado e sociedade. Isto justifica a sua elevada empregabilidade em muitos países do mundo.
Saídas Profissionais
Os engenheiros do Ambiente trabalham em organizações públicas ou privadas, no mercado nacional ou internacional: grandes e pequenas empresas, indústria, agências governamentais, empresas de consultoria, municípios, ONG. A líder da Amazon Sustainability Data Initiative, a responsável do programa de sustentabilidade da Google, e o diretor de observação da Terra na Agência Europeia de Segurança Marítima, são exemplos de Engenheiros do Ambiente da NOVA.