Instituições de Ensino:
Objetivos
Vivemos num mundo que é simultaneamente dependente e limitado pelos materiais. Para tal, basta um simples olhar para tudo o que nos rodeia: carros, aviões, computadores, frigoríficos, televisões, rádios, telemóveis, equipamento desportivo, dispositivos biomédicos (válvulas artificiais, próteses, entre outros). Todas estas aplicações necessitaram do desenvolvimento de materiais e processos de fabrico, a fim de lhes serem conferidas as propriedades e funcionalidades requeridas. As novas tecnologias desenvolvidas em Ciência e Engenharia continuarão a efetuar mudanças nas nossas vidas e o Mestre em Engenharia de Materiais continuará a ser a chave para tal mudança e progresso.
O Mestrado em Engenharia de Materiais (MEMat) deve garantir/fornecer aos/inculcar nos mestrandos:
- as competências e conhecimentos específicos essenciais ao exercício de uma profissão;
- a posse de instrumentos metodológicos de pesquisa e análise, no sentido de desenvolver a sua capacidade de aprendizagem e escolha crítica;
- informação sobre as diversas realidades e possibilidades profissionais;
- a indispensável articulação entre os conhecimentos adquiridos e os requisitos colocados pelo mercado de trabalho;
- o incentivo ao gosto pela resolução de problemas industriais e/ou I&D;
- o desenvolvimento de uma postura crítica e de autonomia criativa na área de conhecimento do curso;
- o fomento das capacidades de trabalho de equipa, liderança e empreendedorismo.
De forma geral, o Mestre em Engenharia de Materiais deve ser capaz de compreender, manipular e modificar os materiais de modo a ir ao encontro das necessidades do mercado e contribuir para o desenvolvimento industrial.
Saídas Profissionais
A formação em Engenharia dos Materiais foi lançada, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), em 1981. Desde então, a procura de Engenheiros de Materiais tem aumentado significativamente, fruto de uma formação de cariz fortemente tecnológico que habilita os Mestres em Engenharia de Materiais ao exercício de uma profissão imediatamente após a conclusão do curso.
A empregabilidade dos Mestres em Engenharia de Materiais é de 94%, de acordo com dados oficiais, obtidos para os diplomados entre os anos letivos 2014/15 e 2017/18.
Área Científica
Engenharia de Materiais
Engenharia Industrial
Competências Complementares
Micro e Nanotecnologias
Qualquer Área Científica
Engenharia de Materiais /Engenharia Mecânica /Engenharia Industrial/Engenharia Química /
Engenharia Biomédica / Informática / Ciências Humanas e Sociais