Instituições de Ensino:
Objetivos do Curso
O Mestrado em Engenharia Mecânica pretende formar mestres em engenharia de materiais que sejam atores do desenvolvimento tecnológico do país, com capacidade para inovar. Para isso os nossos Mestres adquirem formação tecnológica aplicada de ponta, só possível de ministrar em escolas que promovem uma investigação de excelência, como é o caso da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Tem como principais objetivos formar Mestres com conhecimento nesta área do saber, aptos para desenvolver atividades quer na indústria, quer em serviços, assim como atividades de investigação. Devem ser capazes de resolver problemas de engenharia de materiais nas suas diversas vertentes e adaptarem-se a equipas multidisciplinares relacionadas com áreas de saber afins. Devem ainda reunir competências que lhes permitam prosseguir formação complementar (3º ciclo).
Para a efetivação destes objetivos, o Mestrado em Engenharia de Materiais é constituído por 2 anos de estudo (4 semestres) e diversas áreas formativas, como sejam as Ciências de Engenharia, Ciências e Engenharia de Materiais, Ciências e Engenharia de Biomateriais e a Engenharia Industrial.
Saídas Profissionais
As saídas profissionais para os detentores de formação em Engenharia de Materiais são talvez as mais abrangentes no mercado de emprego em Engenharia. Com efeito, os mestres em Engenharia de Materiais, como profissionais habilitados a desempenhar funções nas áreas de Conceção, Seleção de Materiais, Processamento, Gestão e Consultadoria, encontram facilmente emprego em empresas de praticamente todos os setores económicos. Os Mestres formados pela FCTUC têm elevada empregabilidade.
De elevada empregabilidade e diversidade, o MEMAT abrange profissionalmente todas as indústrias envolvidas na produção, utilização e desenvolvimento de materiais, bem como empresas de projecto e de consultoria e ainda instituições de ensino e investigação.
Indústria, Aeroespacial, Automóvel, Alimentar, Biomédica, Energia, Cimenteira, Electrónica, Metalomecânica, Microelectrónica, Metalurgia, Moldes, Plásticos, Produtos celulósicos, Soldadura, Vidreira, Desenvolvimento Industrial, Consultadoria, Qualidade, Materiais compósitos, Materiais estruturais, Materiais funcionais, Novas tecnologias, Novos materiais, Investigação/Educação, Lab. de investigação, Laboratórios estatais, Laboratórios industriais, Ensino básico/secundário, Ensino universitário, Ensino politécnico.