Instituições de Ensino:
Endereço
Campus Universitário de Santiago 3810-193 Aveiro Portugal Ver mapaCategorias
LicenciaturaApresentação do Curso
A licenciatura em Engenharia de Automação Industrial é uma oferta formativa única em Portugal, respondendo às necessidades da Indústria 4.0. Mais especificamente, o foco principal desta licenciatura é formar profissionais com conhecimentos e competências técnicas e científicas para intervir na automação de processos, equipamentos e sistemas industriais e na interligação entre os sistemas de produção e os mecanismos e processos de digitalização da indústria. Esta licenciatura caracteriza-se por uma formação de banda larga nos fundamentos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, complementada com ferramentas modernas para a digitalização de processos e sistemas, e visa formar futuros licenciados com conhecimentos perenes, e resistentes à evolução tecnológica, para desenvolver soluções de Automação Industrial numa abordagem de Engenharia.
A integração de conhecimentos de múltiplas áreas, como a engenharia mecânica, eléctrica e informática, aliada à utilização de ferramentas de engenharia assistida por computador, são requisitos fundamentais para a análise e conceção de soluções de atuação, controlo de equipamentos, bem como a sua sensorização, condicionamento elétrico e mecânico.
Os estudante encontrarão um curso alinhado com as necessidades de modernização das empresas transformadoras, incluindo as pequenas e médias empresas, e terão uma formação sólida para exercer atividade nas áreas da automação e/ou continuar a sua continuidade académica com acesso a percursosalternativas.
O licenciado em Engenharia de Automação Industrial estará preparado e qualificado para intervir em sistemas avançados de fabrico, tais como o fabrico interligado e inteligente, incluindo a rastreabilidade industrial, a inovação de processos e as questões de fabrico distribuído, contribuindo para o desenvolvimento industrial, assegurando ambientes de trabalho seguros e protegidos e promovendo a eficiência energética na indústria transformadora.