Instituições de Ensino:
Endereço
Quinta da Torre, Campus Universitário, 2829-516 Caparica Ver mapaCategorias
Mestrado IntegradoApresentação do Curso
Curso reconhecido pela Ordem dos Engenheiros e pela FEANI (Federação Europeia de Associações Nacionais de Engenharia) para atribuição do título EUR ING (Engenheiro Europeu).
Objetivos
O Mestrado Integrado em Engenharia Civil da NOVA destina-se a proporcionar a formação necessária ao exercício da profissão de Engenheiro Civil e tem como objetivos:
– conferir competências em termos de avaliação, diagnóstico, projeto, conceção, gestão, planeamento, desconstrução, reconstrução, reabilitação e conservação de obras de Engenharia Civil;
– potenciar a capacidade dos estudantes para compreender o ambiente económico, industrial, comercial, social e profissional em que se realizam os atos de Engenharia;
– desenvolver capacidades de comunicação em diferentes contextos e face a diversos interlocutores;
– cultivar o trabalho em equipa, o espírito crítico e o empreendedorismo.
O ensino proporcionado procura aliar uma formação sólida de base a uma abordagem rigorosa e atualizada das matérias de especialidade, de modo a fornecer aos estudantes as ferramentas que lhes permitirão inserir-se com sucesso no mercado de trabalho.
O Mestrado Integrado em Engenharia Civil compreende cinco anos de formação. No 4º ano do curso os alunos optam por um dos seguintes perfis de especialização:
– Construção;
– Estruturas;
Saídas Profissionais
O Mestrado Integrado em Engenharia Civil da NOVA dá as ferramentas necessárias a uma carreira de sucesso em engenharia no mercado global. Sabendo que os estágios profissionais são facilitadores da inserção no mercado de trabalho, o perfil curricular do mestrado integrado inclui um estágio no 3º ano e antecipa o fim do ano letivo para Junho por forma a os estudantes realizarem estágios de verão.
Um Engenheiro Civil da NOVA está habilitado a desempenhar funções técnicas e de gestão em empresas, em centros de I&D e ensino e na administração central e local, nomeadamente:
– consultoria, fiscalização e manutenção de empreendimentos;
– certificação, qualidade, segurança e análise de riscos;
– demolição, reciclagem, novos materiais e processos construtivos inovadores;
– avaliação e reabilitação do património;
– construção sustentável e eficiência energética;
– concepção de vias de comunicação rodoviária e ferroviária;
– infraestruturas e aproveitamentos hidráulicos.
A formação em Engenharia é muito valorizada por empresas das mais variadas áreas de negócio, não sendo de estranhar encontrar Mestres em Engenharia Civil da NOVA em bancos, seguradoras, operadores de transportes e consultoras financeiras e empresariais.
A Ordem dos Engenheiros, que atribui o título profissional e regulamenta a profissão do engenheiro em Portugal, reconhece a formação adequada dos Mestres em Engenharia Civil da NOVA.