Instituições de Ensino:
Endereço
Campus Universitário da Penteada (no Caminho da Penteada), Caminho da Penteada 16, 9020-105 Funchal Ver mapaCategorias
LicenciaturaApresentação do curso
A Engenharia Biomédica visa o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para a saúde, envolvendo áreas como imagiologia médica, dispositivos biomédicos, biomateriais e sistemas de gestão de saúde. O engenheiro biomédico projeta equipamentos para diagnóstico, tratamento e monitorização, além de explorar a engenharia de células e tecidos, a instrumentação eletrónica e a inteligência artificial.
O curso de Engenharia Biomédica da Universidade da Madeira prepara os alunos para compreender, modelizar e criar sistemas biomédicos complexos. Com uma abordagem multidisciplinar, o programa do curso abrange áreas como imagem médica, instrumentação, eletrónica, radiação médica, biodispositivos, processamento de sinais, e informática, com foco na inovação e melhoria da qualidade de vida.
Durante a formação, os alunos participarão em atividades práticas em laboratórios especializados, projetos em grupo e investigação na área da Engenharia Biomédica, sob a orientação de especialistas nas interseções entre engenharia, medicina e tecnologia.
Os estudantes têm a oportunidade de participar em atividades práticas e de investigação, adquirindo competências para desenvolver novas tecnologias e soluções no diagnóstico e tratamento médico. No final do curso, estarão preparados para contribuir para a evolução do setor da saúde, tanto na saúde pública como no desenvolvimento de dispositivos e sistemas inovadores.
Saídas profissionais
Os Engenheiros Biomédicos atuam no sector público e privado, na indústria, hospitais, agências governamentais de regulação da saúde e poderão desenvolver atividades como:
Desenvolvimento e comercialização de equipamento para monitorização e cuidados de saúde e investigação;
Podem também ter um papel principal na conceção e teste de novos produtos e na consultoria sobre sistemas de saúde e para a seleção e a utilização de equipamento médico e supervisão do seu desempenho e manutenção;
Outras funções: desenvolvimento de sistemas que requeiram conhecimento profundo dos sistemas vivos e da tecnologia;
-Investigação científica;
-Consultoria e funções de liderança, chefia e gestão;
-Formação profissional e ensino.
Principais setores: Indústria, Ambiente, Serviços, Investigação e Regulação (Saúde).