Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O curso de mestrado em Engenharia Biológica e Química (MEBQ) encontra-se estruturado em dois ramos possibilitando, aos seus estudantes, a aquisição de competências mais específicas em Processos Biotecnológicos e em Processos Químicos.
O MEBQ é a resposta natural à procura de formação de 2.º ciclo, quer por parte dos recém-licenciados da Escola, quer por parte de profissionais das indústrias da região. Assim, a ESTBarreiro amplia a fileira formativa que tem vindo a criar na área da Engenharia Química e da Biotecnologia, com grande procura e com boa empregabilidade, reforçando os laços já existentes entre a Escola e as indústrias e empresas do setor.
Objetivos
O mestrado em Engenharia Biológica e Química tem como objetivo formar profissionais destinados a uma carreira na indústria, que exige sólidos conhecimentos em processos químicos e em processos biotecnológicos, para além da capacidade de desenvolvimento e de implementação de novas soluções e tecnologias. O perfil profissional do mestre aqui formado está orientado para as atividades específicas de intervenção preferencial mas não exclusiva na indústria biológica ou na indústria química, de acordo com a vertente de especialização de cada um dos ramos disponibilizados na formação. Não obstante, o mestre em Engenharia Biológica e Química possui uma sólida formação geral em ambas as áreas, assegurada por um forte tronco comum transversal a todo o plano curricular, que lhe permite encontrar e desenvolver soluções técnicas inovadoras para uma larga gama de problemas, em diferentes contextos profissionais, quer na área da Engenharia Química, quer na área Biotecnológica, quer em áreas de interface. Esta formação de banda larga permitirá formar profissionais capazes de responder aos vários desafios do mercado de trabalho competitivo e em constante inovação.
Saídas Profissionais
Os Mestres em Engenharia Biológica e Química da ESTBarreiro/IPS serão profissionais criativos e proativos e com capacidade para o trabalho em equipa e para a liderança, em setores tão diversificados como:
- biotecnologia industrial;
- indústrias química, petroquímica, têxtil, agroalimentar, cosmética ou farmacêutica;
- controlo de qualidade;
- investigação científica e desenvolvimento tecnológico;
- consultadoria;
- comercialização de produtos ou equipamentos.