Engenharia Alimentar

eduportugal universidades ipleiria esttm eduportugal

Download da Brochura

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
IPLeiria | ESTM
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, 2520–641 Peniche – Portugal   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

A Licenciatura em Engenharia Alimentar resulta de uma parceria entre a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), a Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana de Castelo (IPVC).

A estrutura curricular tem o seu suporte na metodologia de Project Based Learning (PBL) em que se pretende que haja uma participação ativa na aprendizagem. No 1.º e 2.º semestre a formação é lecionada nas três Instituições em simultâneo, pretende-se proporcionar aos estudantes uma preparação científica e técnica de base em que o 1.º semestre são lecionadas ciências básicas aplicadas à Engenharia e no 2.º semestre uma formação laboratorial em análise de alimentos. No 3.º, 4.º e 5.º semestre ocorre a mobilidade obrigatória dos estudantes para a ESTG (IPVC), ESTM (IPLeiria) e ESA (IPB) respetivamente onde são lecionadas as tecnologias de processamento e a análise de qualidade dos alimentos, específicas (excelência) de cada uma das Instituições de Ensino Superior. No 6.º semestre os estudantes voltam à sua instituição de origem. Neste semestre para além de interagirem com o tecido empresarial local no desenvolvimento de um produto ou de um processo, elaboram o trabalho  de projeto em engenharia que deve permitir ao estudante a integração de todos os saberes da Engenharia Alimentar.

 

Objetivos

A Licenciatura em Engenharia alimentar tem como objetivo a formação de profissionais, num enquadramento pluridisciplinar, com competências (básicas, de ciências da engenharia e de ciências aplicadas ou da especialidade) que permitam uma participação ativa no desenvolvimento, implementação, melhoria e gestão de processos de transformação, conservação, no controlo de qualidade, na distribuição de produtos alimentares e na implementação de sistemas de gestão da segurança alimentar.
Outro objetivo do ciclo de estudos é formar profissionais capazes de desenvolver projetos de desenvolvimento de produtos alimentares, de forma integrada e multidisciplinar.
Com esta formação, os Diplomados poderão integrar diretamente o mercado de trabalho, sendo capazes de desempenhar um conjunto alargado de funções associado ao setor alimentar ou prosseguir os seus estudos no 2.º ciclo.
Indústrias alimentares

Valor Anual

Saiba mais aqui.