Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O curso de Mestrado em Engenharia Alimentar é um curso de 120 ECTS, que decorre em 4 semestres letivos, e visa a formação de técnicos nas áreas da ciência e da engenharia com competências para avaliar as matérias-primas e interpretar os fenómenos bioquímicos, físico-químicos e microbiológicos que ocorrem nos alimentos, inovar e melhorar processos e tecnologias de produção dos alimentos. A preparação de técnicos adequados pode permitir progressos importantes na gestão de recursos naturais, na avaliação e garantia da qualidade dos produtos; no controlo de fatores contaminantes, na valorização e defesa dos produtos biológicos ou com denominação de origem e no desenvolvimento de novos produtos.
Objetivos
Proporcionar formação avançada de índole profissionalizante na Área CNAEF 541. Formar técnicos superiores especializados em tecnologias aplicadas na primeira e segunda transformação. Conferir preparação a nível superior a técnicos para laboratórios da indústria. Conferir preparação a nível superior a técnicos para centros de investigação. Formar técnicos superiores especializados no âmbito da distribuição controlo. Proporcionar formação avançada em segurança e rastreabilidade dos alimentos. Formar técnicos superiores com capacidade de coordenação e execução de projetos.
Saídas Profissionais
Estes profissionais podem prestar contribuições importantes no campo da consultadoria e projetos, contribuindo para uma melhor racionalização dos recursos existentes. A elevada competitividade do mercado implica uma exigência em todos os aspetos que dizem respeito à produção, comercialização e preparação de alimentos com especial destaque nos aspetos ligados ao controlo dos alimentos, de forma a garantir a segurança para o consumidor. O curso encontra-se acreditado pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) pelo período de 6 anos.
Valor Anual
Estudante Internacional: 1100€