Instituições de Ensino:
Apresentação do curso
O presente ciclo de estudos destina-se a fornecer competências a um nível avançado nos domínios das ciências agronómicas. Pretende-se oferecer formação capaz de dar aos alunos capacidades para desenvolverem uma visão global e integrada nas áreas das produções hortofrutícolas, da produção e conservação de forragens e das tecnologias dos produtos agrícolas, sectores de especial importância tanto a nível regional como a nível nacional. Tendo em conta estes pressupostos, serão fornecidos conhecimentos em agroecologia, delineamento experimental, biotecnologia agrícola, ciclos de nutrientes e proteção ambiental, projetos e tecnologias de rega.
Objetivos do Curso
O grande desafio que hoje se coloca ao desenvolvimento da agricultura é a procura da sua rentabilidade, baseada em princípios de sustentabilidade ambiental e económica e, assim, contribuir a sustentabilidade alimentar de uma população cada vez maior e mais exigente. Com o curso de mestrado em Engenharia Agronómica pretende-se conferir formação avançada nas áreas da Produção Integrada em Agricultura, da Produção e Tecnologia de Forragens, da Biotecnologia Agrícola, das Tecnologias dos Produtos Agrícolas, Enologia e da Jardinagem e Paisagismo, sectores de especial importância tanto regional como nacional. Todas estas valências, são reforçadas com a formação de base e específica ao nível do Delineamento Experimental, da Agroecologia, da Fertilização com preocupações ambientais, e das Tecnologias de Rega.
O desenvolvimento destas áreas, deverá assentar numa diferenciação pela qualidade dos produtos e pela sua especificidade sendo, assim, fundamental estimular nos futuros profissionais a capacidade de aplicar novos conceitos e tecnologias de produção, no sentido de melhorar a qualidade dos mesmos. Finalmente, é importante que os alunos desenvolvam a capacidade de analisar e apresentar com rigor os conhecimentos atuais sobre os principais problemas relacionados com a produção agrícola, com a sua comercialização e transformação, ou seja, a sua sustentabilidade.
Saídas Profissionais
- Técnico e gestor em empresas de produção agrícola e de agrocomércio;
- Técnico e gestor em cooperativas, associações agrícolas e organizações de desenvolvimento rural;
- Consultor (elaboração, acompanhamento e avaliação de projetos) na área do meio rural;
- Técnico superior e dirigente na administração pública e em empresas ligadas ao sector rural e ao ordenamento do território;
- Formador na área;
- Investigador científico.