Enfermagem Veterinária

eduportugal egasmoniz logo1 eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Egas Moniz | ESSEM
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus Universitário, Quinta da Granja, 2829 - 511 Monte de Caparica, Almada   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

Esta Licenciatura em Enfermagem Veterinária (LEV) valoriza a aplicação prática e sustentada dos conceitos adquiridos, formando Enfermeiros Veterinários (EV) competentes e capazes de contribuir significativamente para a Saúde e Bem-Estar animal, não só de Animais de Companhia, mas também de Exóticos, Equinos e Espécies Pecuárias.

A estrutura curricular valoriza a aprendizagem tutorial, em ambiente real, assentando numa lógica inovadora, baseada num ensino que visa a integração, a ramificação e a profissionalização e valoriza a saúde global.

A ramificação desta LEV é assegurada pela existência de 12 ECTS distribuídos por todos os anos, correspondentes às Unidades Curriculares (UC) Enfermagem Clínica Veterinária I a IV, em que os alunos poderão optar a rotação clínica em Animais de Companhia, Exóticos, Equinos ou Animais de Produção.

A forte componente de Orientação Tutorial ao longo de todo o percurso académico e a comunicação estreita entre o discente e os tutores proporcionarão um ambiente académico no qual o discente é co-responsável pela sua aprendizagem, potenciando assim a aquisição de competências. A introdução de uma UC de Mindfulness permite ao estudante desenvolver mecanismos de identificação de potenciais causas de stress no local de trabalho e na vida em geral e elaborar um plano individual de mudança para uma melhor gestão do stress e da capacidade de relacionamento interpessoal. O corpo docente aqui apresentado é qualificado, maioritariamente doutorado, possui experiência consolidada nas áreas do saber das Ciências Veterinárias e inclui EV, assegurando uma formação multidisciplinar e integrada, permitindo aos discentes adquirir as competências de primeiro dia necessárias ao desempenho competente das suas funções.

 

As infraestruturas já existentes na Egas Moniz serão utilizadas para este ciclo de estudos. Para além disso será construído um pólo de Ciências Veterinárias, onde será lecionada esta LEV, que incluirá, entre outros, um Hospital Veterinário Escolar próprio e multivalente. Como complemento, e para garantir a exposição à realidade profissional, em contexto empresarial, a rede de parceiros será utilizada para atividades letivas, tendo em conta a valência de cada UC. Fazem parte desta rede de cooperação pedagógica e científica instituições nas várias áreas do saber das Ciências Veterinárias, visando alcançar um elevado grau de excelência, integração e especialização. O Bem-Estar animal e ética na sua utilização serão valorizados através do acesso a modelos e simuladores clínicos, reforçando a aquisição de competências e a preparação dos discentes para as aulas práticas com casos reais, no profundo respeito pelos animais doentes e pela sua utilização responsável no ensino.

Esta LEV é uma alternativa formativa de elevada componente prática e orientação tutorial, associada a um curso de Medicina Veterinária, posicionando-se a sul do Tejo, onde só existe mais outra LEV. O ensino também em inglês facilita a internacionalização da LEV.

Finalmente, a LEV visa formar profissionais para uma área com elevadíssima procura.

 

Saídas Profissionais

Após conclusão da Licenciatura em Enfermagem Veterinária da ESSEM, os Enfermeiros Veterinários serão competentes para trabalhar com diferentes espécies animais e nas várias áreas do setor da Medicina Veterinária nomeadamente em:

– Centros de Atendimento Médico-Veterinário (Consultórios, Clínicas e Hospitais Veterinários)
– Empresas ligadas à produção animal;
– Explorações pecuárias;
– Empresas privadas e setor público na área da Saúde Pública Veterinária;
– Organizações de Produtores Pecuários (OPP);
– Assistentes de Explorações Pecuárias;
– Divisões de Serviços Veterinários;
– Canis e gatis das Câmaras Municipais;
– Biotérios;
– Centros de Recuperação de Animais;
– Parques e Zoológicos;
– Associações de Proteção e Defesa de Animais;
– Empresas prestadoras de serviços a animais;
– Empresas de produtos veterinários: fármacos, alimentos compostos, instrumentos e equipamentos;
– Entre outros.