Instituições de Ensino:
Endereço
Campo Grande 376, 1749-024 Lisboa Ver mapaCategorias
LicenciaturaApresentação do Curso
O curso tem um caráter predominantemente prático e profissionalizante na formação em técnicas relevantes de Enfermagem Veterinária, para apoio qualificado à profissão Médico-Veterinária. São objetivos gerais do curso formar profissionais:
- Em técnicas de enfermagem nas diferentes espécies animais com enfoque nos animais de companhia e exóticos, equinos e espécies pecuárias em ambiente clínico, hospitalar ou de campo, e outros sectores tecnológicos relacionados com a medicina veterinária;
- Capazes de integrarem, em equipas multidisciplinares, os conceitos universais de “Uma Só Saúde” nomeadamente os relacionados com as áreas das zoonoses e da biosegurança;
- Com responsabilidade ética e legal na relação com colegas, pacientes, clientes, sociedade e ambiente;
Com conhecimento extenso, integrado e com pensamento crítico de modo a enaltecer a profissão de Enfermagem Veterinária.
Objetivos
Deve adquirir conhecimentos para saber aplicar com responsabilidade ética e de acordo com a legislação, técnicas de enfermagem em diferentes espécies animais, em ambiente clínico, hospitalar ou de campo, e noutros setores tecnológicos relacionados com a Medicina Veterinária. Assim, deve saber auxiliar o Médico Veterinário nos tratamento de animais doentes, na administração de medicamentos, nos protocolos anestésicos e cirúrgicos; na aplicação de princípios de biosegurança; no conhecimento e prestação de cuidados profiláticos básicos; recolher, preservar e transportar amostras e preparar testes de diagnóstico apropriados; realizar análises e provas laboratoriais, utilizar equipamentos auxiliares de diagnóstico; providenciar procedimentos em situações de urgência e maneio da dor; produção, bem estar e nutrição animal; aplicar os conceitos essenciais de saúde pública, reconhecer doenças zoonóticas e auxiliar nas medidas adequadas em relação à salvaguarda da segurança e saúde pública.
Saídas Profissionais
Centros de Atendimento Médico Veterinário (CAMVs), Hospitais, Clínicas e Consultórios Veterinários. Segundo a DGAV, o maior número de CAMVs está localizado em Lisboa e Vale do Tejo, com mais de 500. Segundo estudos de gestão da revista Veterinária Atual, tem sido notória a dificuldade em contratar enfermeiros na zona de Lisboa e Vale do Tejo. Para além da sua capacidade de poder formar quadros aptos a competir nos variados contextos nacionais e internacionais a oferta de uma Licenciatura que não existe na área geográfica de Lisboa e Vale do Tejo pode contribuir para o reforço das necessidades e competitividade desta região.