Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, criado pelo Despacho nº 3034/2018, de 23 de março, integra a formação pós-graduada da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).
Esta formação tem como finalidade assegurar que os seus formandos desenvolvam competências técnico-científicas para cuidar da pessoa e família ou cuidadores a vivenciar processos complexos, decorrentes de doença aguda ou crónica, otimizando o ambiente e os processos terapêuticos e maximizando a prevenção, intervenção e controlo da infeção e de resis-tência a antimicrobianos.
Nas últimas décadas têm-se registado múltiplos desenvolvimentos, na enfermagem e respetiva regulação e carreira, nas instituições de saúde e nos seus modelos de governação, no ensino superior e consequentemente no de enfermagem e, no trabalho e modelos de contratualização dos enfermeiros, a par com a evolução nos conceitos e nos modelos de prestação de cuidados e nas políticas e prioridades em saúde. A ESEnfC, como instituição de referência e na prossecução da sua missão tem o dever de atualizar os programas formativos que disponibiliza promovendo a formação humana, cultural, científica e técnica, dos seus formandos, ao mais alto nível, está atenta a estas mudanças.
Uma análise à luz do plano estratégico da ESEnfC o curso de mestrado em Enfermagem médico-cirúrgica está em linha e inscreve-se no eixo estratégico, Educação e Formação. É uma oferta de 2º ciclo de estudos em enfermagem médico-cirúrgica que permite a formação especializada, de profissionais para dar resposta às exigências de cuidado da pessoa a vivenciar situações complexas de doença, das famílias e das comunidades.
A qualificação de enfermeiros especialistas em enfermagem médico-cirúrgica está também alinhada com as orientações do eixo estratégico Investigação e Inovação. A sua preparação para dar resposta às exigências de cuidados de pessoas em situação de instabilidade ou falência orgânica ou multiorgânica em ambientes tecnologicamente intensos, com qualidade e em segurança, sustentados na melhor evidência científica, tem subjacente por um lado uma forte preparação e capacidade de mobilização de conhecimento atual e, por outro, a capacidade de conceber e integrar equipas e projetos de investigação.
Objetivos
O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica tem como principal finalidade formar enfermeiros que, na sua área de estudo e no âmbito das suas competências profissionais, sejam capazes de:
a) desenvolver uma prática profissional e ética no seu campo de intervenção;
b) promover práticas de cuidados que respeitam os direitos humanos e as responsabilidades profissionais;
c) desempenhar um papel dinamizador no desenvolvimento e suporte das iniciativas e estratégias institucionais na área da governação clínica;
d) conceber, gerir e colaborar em programas de melhoria contínua da qualidade;
e) criar e manter um ambiente terapêutico e seguro;
f) gerir os cuidados, otimizando a resposta da equipa de enfermagem e seus colaboradores e a articulação na equipa multiprofissional;
g) adaptar e liderar a gestão de recursos às situações e ao contexto, visando a máxima qualidade nos cuidados;
h) desenvolver o autoconhecimento e a assertividade;
i) basear a sua práxis clínica especializada em sólidos, válidos e atuais padrões de conhecimento;
j) cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica e ou falência orgânica;
k) dinamizar a resposta a situações de catástrofe ou emergência multivítimas, da conceção à ação;
l) maximizar a intervenção na prevenção e controlo da infeção perante a pessoa em situação crítica e ou falência orgânica, face à complexidade da situação e à necessidade de respostas em tempo útil e adequadas.
Saídas Profissionais
A conclusão do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica habilita os estudantes para a prestação de cuidados especializados de enfermagem médico-cirúrgica, à pessoa a vivenciar processos complexos de doença, à família e à comunidade.
A preparação técnico-científica permite-lhes o desenvolvimento da atividade profissional: em Instituições do Serviço Nacional de Saúde de cuidados hospitalares e de cuidados de saúde primários; Instituições particulares de natureza empresarial ou de solidariedade social do Sistema Nacional de Saúde; com o estatuto de profissional liberal. Em contexto nacional ou internacional, a formação realizada permite-lhes o reconhecimento profissional, com o título de especialista, pelo órgão regulador.
A intervenção dos enfermeiros com formação pós-graduada em enfermagem médico-cirúrgica, ocorre em todos os contextos, em que a mesma é necessária e adequada quer ao nível da execução, da organização, da gestão, planeamento e deliberação quer ao nível da investigação.