Enfermagem

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Egas Moniz | ESSEM
ID:
LC
CREDITOS:
240

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus Universitário, Quinta da Granja, 2829 - 511 Monte de Caparica, Almada   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

O curso de licenciatura em Enfermagem, da Escola Superior de Saúde Egas Moniz (ESSEM), conjuga o ensino teórico e teórico-prático com uma forte componente prática, tendo os alunos incluídos, desde o 1.º ao último ano do curso, estágios em hospitais, centros de saúde e lares de idosos. Tal permite a aquisição de competências técnicas que te habilitam a cuidar de pessoas saudáveis ou doentes, ao longo das diferentes etapas do ciclo vital, não esquecendo as competências sociais do enfermeiro, de relacionamento humano e de dedicação aos doentes, tão importantes num profissional de saúde. Como Florence Nightingale, considerada a fundadora da Enfermagem moderna, referiu: “A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, como a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é o tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus. É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes.”

Como profissão, a presença de um enfermeiro é obrigatória em qualquer equipa de prestação de cuidados de saúde, exigindo uma elevada preparação científica e técnica e uma forte componente humana, de proximidade com o doente. No meio hospitalar, onde a sua ação é mais emblemática, o Enfermeiro funciona como elemento imprescindível, com funções bem definidas, autonomia e responsabilidade profissional.

Cientes dos desafios que se colocam diariamente aos Enfermeiros e à complexidade das situações de saúde e doença com que se deparam, o Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESSEM prepara enfermeiros competentes e capazes de integrar as equipas de saúde e responder às solicitações.

O aumento da população idosa, a valorização da prevenção da doença e a necessidade acrescida de cuidados, não só de nível hospitalar, como também no âmbito comunitário e domiciliário, fazem desta profissão uma aposta de futuro.

À Enfermagem corresponde uma profissão de prestígio, com boa empregabilidade e, o reflexo disso e da qualidade do nosso curso, é a ampla aceitação que nos nossos enfermeiros têm no mercado de trabalho em Portugal e também no estrangeiro.
Se queres uma profissão com uma forte componente humana, se tens vocação para ajudar, se gostas do próximo, a Enfermagem é o teu futuro!

 

Saídas Profissionais

Quando terminares o curso poderás:

  • Inscrever-te na Ordem dos Enfermeiros;
  • Dedicar-te / especializar-te em Enfermagem: Comunitária; Médico-Cirúrgica; de Reabilitação; de Saúde Infantil e Pediátrica; de Saúde Materna e Obstétrica; de Saúde Mental e Psiquiátrica;
  • Exercer a profissão de enfermeiro em unidades de prestação de cuidados de saúde públicas e privadas, tanto comunitários como no domicílio;
  • Trabalhar em hospitais, desde o serviço de urgência e cuidados intensivos, passando pelo serviço de cirurgia, psiquiatria, à obstetrícia e pediatria, entre outros;
  • Trabalhar em centros de saúde;
  • Prestar cuidados de saúde e trabalhar na prevenção da doença de crianças/jovens, adultos e idosos;
  • Ocupar lugares de chefia ou gestão nestas unidades de saúde;
  • Prosseguir os teus estudos, trabalhar como investigador, exercer como docente.