Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O Mestrado em Enfermagem é realizado em associação com as Escolas Superiores de Saúde dos Institutos Politécnicos de Beja, Castelo Branco, Portalegre, Setúbal e Escola Superior de Enfermagem de S. João de Deus da Universidade de Évora, através de um protocolo rotativo (gestão administrativo-financeira da responsabilidade da Instituição de acolhimento da edição.
Esta oferta formativa, com as suas características de mestrado profissionalizante, entrecruza-se com a investigação e a extensão comunitária. Ao propor formar mestres em áreas especializadas de enfermagem, vamos qualificar profissionais para uma prestação de cuidados diferenciada e de qualidade acrescida às populações.
Privilegiando a formação e a qualificação de alto nível, os objetivos definidos para este mestrado incluem-se no âmbito do projeto educativo, científico e cultural das Instituições de Ensino Superior envolvidas, associando as dimensões de extensão comunitária bem como a cooperação e intercâmbio cultural, científico e tecnológico, com entidades regionais, nacionais e internacionais, numa perspetiva de valorização recíproca que fomente o desenvolvimento do saber e potencie a capacidade de intervenção na sociedade.
O curso disponibiliza sete áreas de especialização:
- Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública *
- Enfermagem de Reabilitação *
- Enfermagem de Saúde Familiar
- Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica *
- Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica *
- Enfermagem Médico-cirúrgica. A Pessoa em situação crítica *
- Enfermagem Médico-cirúrgica. A Pessoa em situação crónica e paliativa
(* Especialização com parecer favorável da Ordem dos Enfermeiros para a atribuição do título profissional de enfermeiro especialista)
Objetivos do Curso
- Desenvolver conhecimentos e competências para a intervenção especializada num domínio de enfermagem, evidenciados em níveis elevados de julgamento clínico e tomada de decisão, tendo em conta as respostas humanas aos processos de vida e aos problemas de saúde;
- Promover a melhoria da qualidade aos cuidados de saúde, com recurso à investigação, a uma prática baseada na evidência e aos referenciais éticos e deontológicos;
- Capacitar para a governação clínica, a liderança de equipas e de projetos bem como para a supervisão e gestão dos cuidados, nos diferentes contextos da prática linear.
- Contribuir para o desenvolvimento da disciplina e da formação especializada.