Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O Mestrado tem como finalidade adequar a formação dos técnicos que coordenam e gerem Actividades de Tempos Livres às necessidades que hoje se fazem sentir na orientação e formação de monitores, animadores, professores e outros técnicos que trabalham com as crianças, jovens e adultos (nomeadamente idosos e reformados), em contextos profissionais ou especificamente de lazer.
Estas actividades procuram ainda a educação dos destinatários para o usufruto do lazer.
Objetivos
- Habilitar para a realização de actividades de investigação passíveis de fundamentar propostas ou avaliação de produtos e de processos de actividades em contextos de lazer.
- Compreender o conceito de lazer na sociedade actual, a sua emergência, os seus contextos de desenvolvimento em perspectivas sociológicas e educacionais, habilitando os estudantes a desenvolver projectos adequados aos diversos tipos de destinatários de contextos e de problemáticas sociais.
- Entender a complexidade e âmbito de intervenção da sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem numa perspectiva de educação ao longo da vida de modo a organizar projectos e actividade de lazer em que a componente de conhecimento tácito permita o enriquecimento dos grupos envolvidos.
- Saber desenvolver actividades e projectos utilizando a expressão dramática e o teatro e as actividades físicas e motoras com perspectivas de intervenção social em contextos de lazer[1].
- Enriquecer culturalmente os estudantes candidatos, nomeadamente através do conhecimento de vários domínios e perspectiva de intervenção (nomeadamente na Europa e no Brasil)
- Aprofundar contextos de intervenção de acordo com os interesses e necessidades dos estudantes, nomeadamente em projectos de “enriquecimento curricular”, “população sénior”, “adolescentes e jovens”, “prevenção do insucesso escolar…” tendo em conta os recursos da ESEC numa perspectiva de educação ao longo da vida.