Educação Básica

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
IPL | ESELx
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Escola Superior de Educação de Lisboa Campus de Benfica do IPL 1549-003 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Objetivos

  •  A Licenciatura em Educação apresenta uma estrutura curricular abrangente, possibilitando aos estudantes definirem uma parte do seu percurso formativo, ao oferecer um amplo leque de Unidades Curriculares (UC) eletivas e ao proporcionar o desenvolvimento de atividades em contextos de educação diversificados no âmbito das UC de Iniciação à Prática Profissional (IPP).
  •  O corpo docente do curso é constituído por docentes que revelam sólida formação científica e pedagógica.
  •  É feito um acompanhamento sistemático de apoio aos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes.
  •  A forte ligação ao contexto profissional, é conseguida através de estágios desenvolvidos ao longo do curso em contextos diversificados, nomeadamente, de Creche/Jardim de Infância, e 1º e 2º ciclo do Ensino Básico.
  • Possibilidade de frequentar o curso em horário pós-laboral.

Principais características

A Licenciatura em Educação Básica pertence ao 1º ciclo de estudos de Bolonha,  com um total de 180 ECTS.

Visa a formação de licenciados nas diversas áreas do saber, capacitando-os para a intervenção nos âmbitos da ação educativa, nomeadamente ATL, Ludotecas, Museus, Autarquias, Bibliotecas, Serviços de Pediatria, entre outros.

Contempla uma formação abrangente e diversificada em diferentes domínios (conceptual, ideológico-ético, artístico, sociológico, psicológico, pedagógico, metodológico e experimental).

Esta licenciatura cumpre com o número de créditos exigido no Decreto-Lei 79/2014, permitindo a candidatura ao 2º ciclo de estudos no domínio da Educação pré-escolar e do Ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico.

 

Saídas Profissionais

A licenciatura em EB pretende proporcionar uma formação em diferentes domínios – científico, artístico, técnico e pedagógico –, orientada em diferentes dimensões. Com uma formação inicial de natureza abrangente e diversificada, o(a) licenciado(a) em EB estará habilitado(a):

(i) a aceder ao ciclo de estudos seguinte, designadamente aos mestrados profissionalizantes ou outros mestrados e

(ii) a ingressar no mercado de trabalho para desenvolver funções de técnico/a de educação em contextos educativos diversos.

Assim, pretende-se que os/as licenciados/as em Educação Básica adquiram:

i) Uma formação cultural, social, científica e ética que permita a compreensão, análise e problematização da diversidade de contextos educativos formais e não formais.

ii) Uma formação científica, didática e pedagógica que possibilite o ingresso num segundo ciclo de estudos para acesso à docência.

iii) Conhecimentos e competências de resolução de problemas e de intervenção prática em situações educativas formais e não formais, nomeadamente através da conceção, desenvolvimento, avaliação e divulgação de projetos no âmbito da educação básica.

iv) Atitudes favoráveis à aprendizagem ao longo da vida, através da reflexão sobre a prática, da inserção em projetos de investigação e de inovação e da procura de formação contínua.