Educação Básica

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UTAD | ECHS
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Edifício do Pólo I da ECHS Quinta de Prados 5001 - 801 Vila Real   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A Licenciatura em Educação Básica resulta das exigências de adequação das licenciaturas já existentes em Educação de Infância e Ensino Básico – 1º Ciclo ao Processo de Bolonha (Decreto-Lei nº 43/2007 de 22 de fevereiro).
Todos os que desejarem vir a ser profissionalmente Educadores de Infância, Professores do 1º e/ou do 2º ciclo do Ensino Básico (Português, História, Matemática e Ciências da Natureza), e trabalharem com crianças dos 0 aos 12 anos, deverão escolher como formação inicial a Licenciatura em Educação Básica.
A opção pela realização da Licenciatura em Educação Básica permite, no fim do 1º Ciclo de Bolonha (180 ECTS – 3 anos letivos), escolher as especializações que habilitam para o exercício profissional como educadores de infância, professores do 1º ciclo do Ensino Básico (60 ECTS – 1 ano letivo) e professores do 2º ciclo do Ensino Básico (90 ECTS – 1 ano e meio).
Sendo uma formação muito abrangente facilita também um leque mais vasto de opções de especialização no 2º Ciclo de Bolonha (Mestrado). Assim, o licenciado em Educação Básica pode, em apenas mais um ano, ficar habilitado a ser educador de infância ou Prof. do 1º ciclo do ensino básico e, em mais um ano e meio, ficar habilitado a ser simultaneamente educador de infância e Prof. do 1º ciclo do Ensino Básico ou, ainda, Prof. do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico.

 

Objetivos

Apesar de ser um curso vocacionado para a formação de educadores e professores 1º e 2º ciclo do ensino básico, pretende-se:

– desenvolver um perfil de formação com condições de empregabilidade em contextos educativos formais e não-formais, dirigido para o desenvolvimento de projetos e recursos educativos;
– garantir as condições para o aprofundamento dos conhecimentos obtidos no 1º Ciclo (grau de Licenciado) e requeridos para o exercício docente no 2º Ciclo de Formação (grau de Mestre).

 

Saídas Profissionais

– Participação em projetos educativos em contextos formais ou não-formais;
– Acompanhamento de Atividades educativas;
– Apoio em bibliotecas;
– Apoio em Museus;
– Apoio a projetos de investigação;
– Construção e avaliação de recursos didáticos;
– Secretariado em contextos educativos;
– Promoção de atividades de extensão.