Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
Programa em associação entre a Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologia e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) e o ISPA (Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida).
Entrou em funcionamento em 2009/2010. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 180 (3 anos).
Objetivos
O diploma de Estudos Avançados em Educação é atribuído no final do 1º ano de estudos (60 ECTS) aos estudantes que:
a) Demonstrem capacidade de compreensão sistemática de questões e problemáticas da investigação em ciências da educação;
b) Evidenciem o domínio de metodologias de investigação em educação;
c) Evidenciem o domínio de aprendizagem reflexiva, de análise crítica, de avaliação e de síntese de iedais novas e complexas;
d) Comuniquem com os pares, com a comunidade académica e com a sociedade em geral, sobre questões e problemáticas da educação, com clareza de ideias e argumentos, e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade baseada no conhecimento.
Adicionalmente, o diploma de Doutor em Educação será conferido após a escrita e defesa da tese de doutoramento aos estudantes que:
e) Realizem trabalho de investigação original que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento e que parte do qual mereça divulgação nacional ou internacional em publicações com comité de selecção.
O Curso de Doutoramento em Educação serve pois de curso de formação para os estudantes que pretendem realizar investigação original que conduza à tese de doutoramento, contribuindo para a formação de investigadores e de líderes de processos de inovação fundamentadada na pesquisa científica e, ao mesmo tempo, para a formação de professores e outros profissionais da educação que desejam aprofundar conhecimentos em Educação mas não pretendem prosseguir para a escrita da tese de doutoramento.
Saídas Profissionais
Os futuros doutores em “Tecnologias Agroindustriais” estarão aptos para desenvolver, em autonomia, sistemas inovadores com aplicação de tecnologias centradas na otimização de processos produtivos e de transformação inteligente de bens.
Os doutores em “Tecnologias Agroindustriais” estarão aptos para exercer a sua atividade profissional em organizações do Setor Público e Privado, em atividades de Gestão, Desenvolvimento, Manutenção e Controlo de Qualidade na Indústria Agroalimentar ligada à obtenção de matérias-primas e produtos transformados.
Também poderão integrar empresas de prestação de serviços, nomeadamente Consultoria, Projeto e Auditoria ou desempenhar tarefas de investigação em contexto académico e/ ou empresarial.