Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O Doutoramento em Educação combina o conhecimento aprofundado e atualizado na área científica com formação teórica e metodológica rigorosa de modo a promover o desenvolvimento de investigação original e com impacto transformador. A formação avançada contribui para a resolução de problemas críticos nas áreas da investigação e da inovação em vários contextos de prática educativa.
O desenvolvimento da investigação faz-se em estreita articulação com os programas e os projetos de pesquisa em curso no centro de investigação do Instituto de Educação – a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) – e em ligação a outras universidades e centros de investigação nacionais e estrangeiros.
O Doutoramento em Educação é reconhecido, nas suas diferentes áreas de especialidade, para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira docente (nos termos Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril). A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor e sugere-se a consulta da página da DGAE.
O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor em Educação compreende duas fases:
- Curso de doutoramento, que se constitui como um período propedêutico e probatório, com a duração máxima de dois semestres (correspondente a 60 ECTS), e que se concretiza pela elaboração de um projeto de investigação. No final do curso, o projeto é defendido em ato público e a sua aprovação é condição para a continuidade do ciclo de estudos;
- Elaboração, discussão e aprovação da tese de doutoramento, original e especialmente realizada para este fim.
Objetivos
No final deste ciclo de estudos, os doutorandos estarão aptos a realizar trabalhos de investigação original que contribuam para o desenvolvimento do conhecimento e comprometidos com os desafios da inovação e da mudança em educação.
Este percurso formativo e investigativo visa:
- Desenvolver competências de investigação associadas a uma especialidade da área científica da educação;
- Desenvolver competências para a comunicação e transferência dos resultados da investigação, junto à comunidade académica e à sociedade em geral;
- Desenvolver competências para a intervenção fundamentada em contextos de ação profissional da educação.