Economia

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Lisboa
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Campo Grande 376, 1749-024 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O Mestrado em Economia (ME) proporciona uma formação avançada assente numa perspetiva aplicada e orientada para as necessidades do mercado de trabalho, permitindo quem pretenda iniciar ou consolidar uma carreira profissional, aprofundar conhecimentos no domínio dos fenómenos económicos.
A estrutura do ME responde às solicitações dos alunos na sua integração no mercado de trabalho, fornecendo competências de empregabilidade, técnicas e científicas, em áreas relevantes para a análise e resolução de problemas concretos das economias portuguesa e do espaço lusófono.
Neste enquadramento, o ME, como 2º ciclo de estudos, promove, igualmente, o desenvolvimento da atividade de investigação, procurando contribuir para a produção académica em temas relevantes, que estreitem a ligação da universidade às necessidades concretas das economias e fomentem a transferência de conhecimento.

 

Objetivos

O Mestrado em Economia propõe uma formação de segundo ciclo orientada para estudantes e profissionais que pretendam aprofundar os seus conhecimentos em economia e tem como objetivo a aquisição de competências valorizadas pelo mercado de trabalho.
1º Ano – 1º semestre: Ao longo deste período, pretende-se que os alunos recém-licenciados e profissionais com formação em Economia reforcem o complementem os conhecimentos nas áreas centrais da ciência económica. Os alunos de outras áreas de conhecimento têm um primeiro contacto com os conceitos fundamentais da análise económica.
1º Ano – 2º semestre: Durante este período, desenvolve-se numa abordagem mais flexível e adaptada aos objetivos do aluno. A oferta de disciplinas de opção assegura a aquisição de competências científicas e técnicas em duas áreas de especialização fortemente valorizadas pelo mercado de trabalho: Política Monetária e Mercados Financeiros e Economia dos Recursos Naturais e Mercados Energéticos.
2º Ano – O último ano é dedicado à elaboração de um trabalho de investigação – Dissertação de Mestrado ou Projeto de Investigação Aplicada .

 

Saídas Profissionais

Empresas e consultoria nos setores
– Bancário e mercados financeiros
– Ambiente
– Recursos naturais
– Setor Energético
Funções técnicas superiores em instituições públicas e empresas públicas
– Governo Central e Local
– Regulação económica
– Banco Central