Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
NOVA FCSH
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Avenida de Berna, 26-C / 1069-061 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

Compreendendo as novas exigências do mundo atual e a necessidade de implementar um desenvolvimento sustentável, o curso fomenta o conhecimento numa área interdisciplinar que promove o diálogo entre várias formações disciplinares e percursos profissionais. Proporciona o aprofundar do conhecimento e compreensão dos conceitos, fontes e meios de recolha e estruturação de informação e ferramentas de análise transdisciplinar da Ecologia Humana, designadamente nas dimensões territorial, ambiental, socioeconómica e sociodemográfica.

Esta formação científica permitirá a capacitação aos profissionais envolvidos em contextos de reflexão e de intervenção (nomeadamente no ensino, na saúde, no urbanismo, na acção social, entre outros), da escala local à nacional, para um mais sustentado apoio a tomadas de decisão.

Contribui igualmente para o desenvolvimento de uma nova consciência de cidadania, abrindo espaço para uma integração com vários ramos do saber científico e tecnológico necessários em sociedades em constante transformação sócio ecológica.

 

Objetivos

  • Desenvolver capacidades individuais para integrar e aplicar conhecimentos adquiridos nesta área;
  • Preparar os alunos para resolver problemas em contextos alargados e conjunturas complexas ou inovadoras;
  • Potenciar a capacidade para emitir pareceres e juízos críticos, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais, no referido domínio de trabalho e investigação;
  • Promover competências na área da investigação científica no âmbito da Ecologia Humana através da realização de projetos de investigação e da tese de mestrado.