Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O Novo Ciclo de Estudos de Doutoramento em Direito é composto por duas fases: um Curso de Doutoramento, com a duração de um ano letivo e a fase de preparação e entrega da tese de doutoramento, com a duração de três anos letivos e um total de 240 créditos (ECTS). A conclusão com sucesso deste ciclo de estudos confere o mais elevado grau académico da Ciência Jurídica: Doutor em Direito.
O leque de opções de investigação e produção jurídica avançada abrange todas as áreas jurídicas, sobre as quais o doutorando pode, autonomamente, mas com a orientação de um Doutor em Direito, desenvolver e apresentar os seus estudos, na Faculdade de Direito portuguesa com maior e mais diversificado número de Especialistas e Professores Doutores em Direito e de produção científica.
Poderá escolher as seguintes áreas:
- Ciências Histórico-Jurídicas (com especialidade em História do Direito, Teoria do Direito ou Direito Romano);
- Ciências Jurídico-Económicas (com especialidade em Direito e Economia, Direito Fiscal ou Direito Financeiro e Económico Global);
- Ciências Jurídico-Políticas (com especialidade em Ciências Jurídico-Políticas ou Ciências Jurídico-Internacionais);
- Ciências Jurídicas(com especialidade em Ciências Jurídico-Civis, Ciências Jurídico-Empresariais ou Ciências Jurídico Criminais).
Veja mais sobre cada plano de estudos, aqui.
Objetivos
São disponibilizadas onze Especialidades, com múltiplas opções, abrangendo todas as áreas jurídicas. O aprofundamento da especialização avançada conferida por este Ciclo de Estudos possibilita ao doutorando realizar trabalhos de investigação e contribuir para a construção da Ciência Jurídica, quer em temas clássicos e quotidianos, quer em temas inovadores.