Aquisição e Perturbações da Linguagem: Desafios das Neurociências da Linguagem no Século XXI

Download da Brochura >>

COMEÇO:
01/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
NOVA FCSH
ID:
CE
CREDITOS:
30

Instituições de Ensino:

Endereço

Avenida Berna 26 C, 1069-061 Lisboa   Ver mapa

Apresentação do Curso

O Curso de Especialização em Aquisição e Perturbações da Linguagem: Desafios das Neurociências da Linguagem no Século XXI é oferecido pela NOVA FCSH em parceria com o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e destina-se a licenciados em Linguística, Ciências da Linguagem, Terapia da Fala, Ensino da Língua Materna e não Materna e áreas afins.

Procurando fomentar a interdisciplinaridade e o trabalho em equipa nas áreas da aquisição da linguagem e das perturbações da linguagem, visa contribuir para a criação de massa crítica nesta área em Portugal e promover a colaboração entre instituições portuguesas. Propõe-se um ciclo de estudos ajustado à realidade dos dias de hoje, em contexto de bilinguismo, bimodalidade, multilinguismo ou de (re)habilitação auditiva e da linguagem oral após implante coclear, tendo sempre as perspetivas teórica e prática presentes.

Objetivos

O curso tem o objetivo de oferecer formação avançada em aquisição e perturbações da linguagem na criança e no adulto, contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos e competências necessários ao trabalho nestas áreas, adaptado à realidade do século XXI. Pretende-se que os alunos desenvolvam:

  • compreensão do processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem numa perspetiva monolingue e bilingue;
  • conhecimentos e competências na área das perturbações da linguagem;
  • compreensão das lesões que conduzem às perturbações da linguagem na criança e no adulto;
  • compreensão das bases da surdez e da modalidade gestual enquanto modalidade linguística na espécie humana;
  • competências básicas de procura e leitura de bibliografia científica e desenvolvimento de um enquadramento global da compreensão das perturbações da linguagem, que lhes permitam integrar novas informações, numa área em permanente atualização.

Valor Anual

1800€