Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UPT | DD
ID:
LC
CREDITOS:
240

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 541   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Objetivo

A Licenciatura em Direito pretende dotar o Licenciado de uma formação jurídica consolidada, em que a abordagem teórica das várias unidades curriculares que integram a Ciência Jurídica surge articulada com as exigências práticas suscitadas pela realidade.

No cumprimento deste objetivo, será desenvolvida a capacidade e o poder de argumentação, insistindo-se, essencialmente, no desenvolvimento do espírito crítico, nomeadamente, em relação à legislação e jurisprudência, num diálogo intelectual permanente e aberto com a doutrina, com apoio no desenvolvimento de hábitos de recolha e seleção de informação relevante na área de formação, preconizando a adoção, pelos alunos, de métodos de aprendizagem independentes ao longo da vida.

 

Porquê escolher este curso?

A Licenciatura em Direito oferece uma ampla e sólida formação técnica e científica no Direito substantivo e processual, caracterizada pela permanente interligação entre a abordagem teórica e prática dos conteúdos do plano de estudos.

O corpo docente, composto por prestigiados académicos e conceituados profissionais, alia o domínio teórico e científico das unidades curriculares ao conhecimento da realidade das várias profissões forenses.

O plano de estudos pretende, igualmente, despertar o estudante para a importância da formação especializada permanente, exigida pela Ciência Jurídica e pela interdisciplinaridade das novas áreas de intervenção do Direito.

Para complementar a formação jurídica oferecida e permitir o diálogo com personalidades de reconhecido valor científico no universo jurídico nacional e estrangeiro, são organizados, com frequência, colóquios e conferências sobre temas variados e atuais.

Com o intuito de promover a inserção do estudante no mundo do trabalho, são proporcionados estágios em sociedades de advogados e outras entidades parceiras.

A internacionalização, preocupação constante dos estudantes e dos profissionais, é concretizada através do programa Erasmus e do Instituto Jurídico Portucalense, o centro de investigação do Departamento de Direito.

 

Saídas Profissionais

  • Magistratura Judicial e do Ministério Público
  • Advocacia
  • Registos e Notariado
  • Administração Pública
  • Carreira Diplomática
  • Quadro Técnico e Diretivo de Empresas
  • Contencioso de Empresas Públicas e Privadas