Direção de Arte

esap escola superior artistica porto eduportugal eduportugal

COMEÇO:
outubro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
ESAP
ID:
PG
CREDITOS:
60

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua dos Navegantes, 51, 4000-358 Porto   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Apresentação do Curso

A Pós-Graduação em Direção de Arte visa desenvolver competências no âmbito de vários campos da criação artística, propondo um programa teórico e prático que prioriza simultaneamente a educação artística e a ligação aos contextos profissionais. Entendendo a direção de arte enquanto espaço privilegiado de cruzamento entre várias práticas artísticas, o programa é desenvolvido à luz de uma abordagem interdisciplinar, procurando convocar estudantes de interesses e contextos múltiplos.

Procurar-se-á a conciliação entre diferentes abordagens e laboratórios de experimentação, aproveitando o ambiente interartístico da Escola Superior Artística do Porto a fim de oferecer contributos de áreas diversas e fomentar a partilha de experiências. Deste modo, o curso destina-se a profissionais e estudantes provenientes de várias áreas: cinema, artes visuais, artes performativas, teatro, dança, arquitetura, história da arte, fotografia, moda, publicidade, entre outras.

 

Objetivos

A Pós-Graduação em Direção de Arte tem como objetivo a aquisição pelos alunos dos seguintes conhecimentos e competências:

a) Proporcionar um conhecimento aprofundado de técnicas, linguagens, géneros, conceitos, orientações teóricas, metodologias e fontes de investigação no domínio da Direção de Arte.
b) Possibilitar um conhecimento aprofundado do trabalho de direção de arte à luz de uma abordagem interdisciplinar. Neste sentido, a Escola Superior Artística do Porto oferece um espaço privilegiado para a discussão interartística, possuindo espaços destinados a áreas tão diversas como: Arquitetura; Artes Plásticas e Intermédia; Artes Visuais; Fotografia; Cinema e Audiovisual; Design de Comunicação; Teatro.
c) Dominar conhecimentos da Direção de Arte que permitam adquirir as competências necessárias a uma intervenção qualitativa em várias áreas profissionais.
d) Oferecer aos estudantes a possibilidade de explorarem múltiplos campos artísticos, de modo a orientá-los rumo à definição das prioridades do seu trabalho.