Download Brochura

COMEÇO:
09/2018
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusíada | Lisboa
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

R. da Junqueira 188-198, 1349-001 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

Os novos contextos económicos, políticos e sociais contribuíram para acelerar a mudança de paradigma nos cenários de produção – consumo, à escala global. A adaptação a esta nova realidade pressupõe criar, urgentemente, condições para o crescimento económico e, simultaneamente, estimular novas práticas de consumo. Ou seja, implica configurar visões de futuro e desenvolver estratégias inovadoras de investigação e desenvolvimento com vista à produção, internacionalização e lançamento de bens e serviços transaccionáveis, únicos e sustentáveis.

Ser inovação, por via do design, é um imperativo reconhecido pelos ‘players’, mas que nem sempre tem passado à prática com a eficácia desejável. Por essa razão, ainda é visto com alguma desconfiança. As competências distintivas operativas capazes de gerar valor e significado, de um modo sustentado são as competências cada vez mais valorizadas pelo mercado; num futuro próximo serão as mais procuradas, porque a competitividade e o sucesso das organizações depende, quase exclusivamente, delas. É urgente incutir confiança nos ‘players’ através de profissionais altamente qualificados, conhecedores das diversas realidades, capazes de colaborar activamente na reinvenção de novos contextos industriais e de novas práticas – reinventar a indústria e os processos, rever e encontrar as novas necessidades dos utilizadores, descobrir as oportunidades e implementar as melhores soluções estratégicas de produto / serviço, de comunicação, de ambientes e de experiência, centradas no utilizador.

A Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa (FAA/ULL), ciente deste desígnio e consciente da sua responsabilidade social no ensino do design através da investigação, propõe um desafio a todos aqueles que se sintam motivados para serem parte activa na mudança: fazer parte de uma comunidade intelectual que reveja no mestrado em Design a oportunidade para participar numa “fábrica de ideias” e aí desenvolver as competências técnicas, de liderança e de empreendedorismo em processos estratégicos de inovação e design.

O corpo docente do mestrado em Design é constituído por professores qualificados e experientes, quer no ensino na área científica quer no exercício da prática profissional em design. Contribuirão para inspirar e desenvolver nos alunos / investigadores as competências mais adequadas nas componentes curriculares e nos projectos de investigação subsequentes, para a obtenção da qualificação e do grau de mestre na área científica e no tema escolhido para investigar.

A  FAA/ULL está a procurar, entre as organizações com maior potencial para a inovação, aquelas que poderão estar directamente envolvidas nos projectos de investigação dos nossos alunos de mestrado. As parcerias entre a universidade e as empresas constituem uma estratégia para aproximar interesses e fazer convergir os objectivos a atingir nos processos de investigação, de modo a alcançar o sucesso e a abrir espaço para novas oportunidades de colaboração.

Estes novos profissionais, mestres em Design pela Universidade Lusíada de Lisboa estarão em condições de competir no mercado global de trabalho; serão capazes de inspirar e liderar equipas multidisciplinares e criativas de inovação e design, de visionar o futuro, de descobrir conceitos únicos com valor e significado, e de lançar no mercado novos produtos e serviços sustentáveis, focados nos utilizadores.

 

Objetivos

O mestrado em Design é focado na inovação através do design estratégico (estratégias, serviço / produto, comunicação, ambientes e experiências) e pressupõe uma visão de futuro e uma estratégia de design para uma determinada organização (parceira ou não).

As grandes áreas temáticas de investigação a considerar são: inovação, gestão do design, gestão de processos, direcção de design, comunicação, ‘branding & corporate design’, novos media, ambientes, interiores, ‘business design’, ‘retail design’, curadoria, ‘events & exhibition design’ e indústrias criativas (a intercepção entre as áreas é uma possibilidade que se pretende incentivar e explorar). O foco de desenvolvimento de competências será ao nível da liderança e empreendedorismo, ‘design thinking’, modelos de negócio e tecnologias web. A didáctica será centrada nos métodos ‘active’ – ‘student-centred’ – ‘participatory’ – ‘informal learning approach’, incentivadores de reflexão e discussão de modo a envolver os alunos em tarefas de análise, síntese e avaliação. O projecto será também a estratégia para cruzar a teoria com a prática e para desenvolver, em extensão e em compreensão, o conceito de design a investigar. A aprendizagem assentará na experimentação em ambiente colaborativo, em regime pós-laboral.

O mestrado em Design consistirá num processo de investigação e desenvolvimento teórico-prático (projecto), ainda que possam ser aceites projectos de dissertação eminentemente teóricos.