Instituições de Ensino:
Endereço
Rua do Telhal aos Olivais 8, 1950-396 Lisboa Ver mapaCategorias
Curso Técnico SuperiorApresentação
Atualmente, a automação e eletrónica industrial estão a atravessar um crescente desenvolvimento onde a Internet é cada vez mais indispensável para a distribuição de informação, estando livre de limitações temporais e sendo capaz de transmitir informação numérica e gráfica em qualquer plataforma. Numa rede de automação, à medida que o número de componentes aumenta, a gestão e os problemas de diagnóstico tornam-se cada vez mais desafiantes para a área de automação e para os profissionais das tecnologias de informação.
Esta evolução leva ao conceito de Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), que pode ser definida como conetividade inteligente (redes e protocolos de comunicação) dos equipamentos inteligentes (objetos físicos e virtuais, informação e interfaces). O crescimento da IoT aliada à consequente reconfiguração e evolução da indústria faz com que provavelmente a quarta revolução industrial – Indústria 4.0 – esteja muito perto de se concretizar. Pode dizer-se que a Indústria 4.0 é a introdução das tecnologias da Internet na indústria, e a IoT a motivação e o caminho para uma quarta fase de evolução da indústria.
Neste sentido, e tendo em conta o desenvolvimento e evolução das novas tecnologias, o TeSP de Desenvolvimento de Sistemas para Internet das Coisas, do Instituto Politécnico da Lusofonia, pretende dar resposta às necessidades de mercado e das entidades empregadoras considerando o reconhecimento da importância de garantir a existência de técnicos qualificados na área das novas tecnologias, aptos a desenvolver processos automatizados e inteligentes de dados e uso coordenado de aparelhos nas mais diversas áreas de atividade.
Objetivos
Formas técnicos profissionais aptos a planear, programar, instalar, configurar e gerir sistemas eletrónicos, sistemas informáticos, equipamentos e outros dispositivos de hardware para a internet das coisas e sistemas automáticos que comuniquem com a nuvem e comunicação em rede, cumprindo as normas e regulamentos de segurança.
Saídas Profissionais
O diplomado poderá desempenhar funções em empresas e serviços de: (i) desenvolvimento de plataformas que integram hardware (componentes fisicos) e software (sistemas e sistemas operativos), de forma que os diferentes dispositivos comuniquem entre si utilizando o mesmo padrão de linguagem; (ii) desenvolvimento de aplicações que controlam equipamentos electrónicos de forma remota através de smartphone e tablets e (iii) desenvolvimento de sistemas para proteger dispositivos interligados à Internet. E também em Empresas de automação e manutenção industrial, engenharia de processos, gestão e manutenção industrial.