Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O mestrado em Cultura e Comunicação fornece instrumentos para a discussão de questões teóricas e o desenvolvimento de competências avançadas ao nível da análise, da crítica, da sustentabilidade e da gestão da cultura e da comunicação. O curso organiza-se em três eixos temáticos – Matrizes da Cultura (Identidades e Poder); Comunicação, Discurso e Sociedade; e Gestão de Tendências e da Cultura -, e permite aos estudantes actuar em diversos sectores da Comunicação e das Indústrias Culturais e Criativas.
O Curso de Mestrado em Cultura e Comunicação é um 2.º ciclo de estudos que se dirige não só a alunos finalistas do 1.º ciclo, mas também a um público interessado em desenvolver uma pesquisa transversal na área das Artes, Humanidades e Ciências Sociais. É sublinhada a importância da teoria e do método neste amplo campo de trabalho, e o exame de questões relacionadas com a comunicação e os média contemporâneos num mundo globalizado articula-se aqui com o estudo da cultura a partir de uma perspetiva histórica como uma rede de complexidade e paradoxos. Pretendendo criar aptidões polivalentes que permitam desenvolver capacidades de análise e resposta multifuncionais, o programa de estudos está organizado de modo a permitir que cada aluno defina o seu próprio perfil de especialização de acordo com o percurso curricular que escolher e com o trabalho de investigação, projeto ou estágio que vier a realizar.
Saídas Profissionais
O Mestrado em Cultura e Comunicação está orientado para o desenvolvimento de competências avançadas ao nível da análise, da crítica, da sustentabilidade, da comunicação e da gestão da cultura. Este perfil transdisciplinar permite aos estudantes actuar em diversos setores das Indústrias Culturais e Criativas, bem como da Comunicação nas suas múltiplas variantes. Desta forma, a conclusão do Mestrado permite exercer actividades profissionais como:
- Gestão e Comunicação Estratégica da Cultura;
- Agentes Culturais (Produção e Programação);
- Analistas e Críticos Culturais dos (e nos) Media;
- Gestores Culturais e de Comunicação em Empresas;
- Gestores do Património Cultural;
- Assessores na criação de Peças de Comunicação;
- Investigadores em Estudos de Cultura e Comunicação.
Este curso procura um equilíbrio entre a problematização teórico-conceptual da cultura e da comunicação e a sua aplicação em contextos específicos. O desenvolvimento de competências avançadas de análise das várias manifestações culturais – objectos, comportamentos, imagens e textos – e dos seus discursos associados gera um perfil de estudante capaz de aplicar e comunicar conceitos, em constante mutação, na resolução de vários problemas e necessidades do quotidiano, o que se reveste da maior importância no atual mundo cultural, social e empresarial.