Instituições de Ensino:
Endereço
Alameda Jean Piaget, 106 4405-678 — Vila Nova de Gaia Ver mapaCategorias
Pós-GraduaçãoApresentação do Curso
A Organização Mundial de Saúde (OMS) refere que os cuidados paliativos e continuados deverão constituir uma prioridade das políticas de saúde, devido ao forte impacto social das doenças prolongadas e dos problemas do fim de vida, constituindo-se como uma necessidade em termos de saúde pública. Requerem, por conseguinte, a gestão e organização dos cuidados de saúde primários e da intervenção comunitária, complementadas por um ciclo de seminários temáticos atuais, que permitirá uma análise profunda da realidade particular que torna este sector da saúde único.
A pós-graduação em Cuidados Paliativos e Continuados pretende, assim, assegurar o conhecimento científico, técnico, humano e cultural necessário à prestação de cuidados, habilitando os profissionais a prestar cuidados especializados ao doente em situação de doença prolongada, incurável, progressiva e em fim de vida, proporcionando qualidade de vida a si e as suas famílias.
Em relação aos cuidados de saúde primários, estes atravessam um momento de reestruturação, crescimento e afirmação enquanto pilar de base dos cuidados de saúde em Portugal.
Conscientes dos novos desafios emergentes relacionados com reformas em implementação nesta área do cuidar, importa apostar numa formação diferenciada dos profissionais de saúde, no sentido de estes desenvolverem competências, de forma mais autónoma, em intervenção comunitária e cuidados de saúde primários.
O Plano de Estudos da Pós-graduação em Intervenção Comunitária e Cuidados de Saúde Primários integra, assim, unidades curriculares com conteúdos diversificados e orientados para as questões práticas da gestão e organização dos cuidados de saúde primários e da intervenção comunitária, complementadas por um ciclo de seminários temáticos atuais, que permitirá uma análise profunda da realidade particular que torna este sector da saúde único.
Tem duração de 8 meses.
Saídas profissionais
Ao realizar ambas as pós-graduações, os diplomados ficarão aptos para desempenhar funções em unidades de cuidados continuados e paliativos e em cuidados de saúde primários, em hospitais gerais e especializados públicos e privados, centros de saúde, clínicas privadas, em centros de cuidados domiciliários, entre outras.