Instituições de Ensino:
Objetivos
O curso tem por objectivos principais:
• A formação especializada de profissionais na área de cuidados continuados e paliativos e, assim, melhorar a qualidade dos cuidados prestados no alívio do sofrimento em fim de vida, dando resposta às crescentes exigências na prestação de cuidados de longa duração, num contexto de doença crónica e incurável e da pessoa dependente.
• Dar Formação adequada para desenvolver, e apoiar, investigação de qualidade, em cuidados continuados e paliativos.
No final do curso o aluno deverá ser capaz de:
- Reconhecer e justificar a importância e as especificidades da intervenção em cuidados continuados e paliativos nas diferentes etapas da vida, da infância à velhice, na sua prática assistencial.
- Intervir com eficácia no controlo e no alívio sintomático, do doente.
- Comunicar eficazmente, com o doente e família, atendendo às circunstâncias específicas de cada caso.
- Demonstrar capacidade de trabalho em equipa num contexto de prestação de cuidados continuados e paliativos.
- Conceber um plano assistencial de qualidade à pessoa com doença grave e/ou crónica avançada e progressiva, maximizando a sua qualidade de vida e diminuindo o sofrimento.
- Demonstrar capacidade de reflexão ética e crítica na análise de assuntos complexos inerentes à prática dos cuidados paliativos.
- Elaborar uma proposta de criação, organização e de avaliação da qualidade de serviços na área dos cuidados paliativos.
- Avaliar diferentes propostas de organização e gestão de serviços na área dos cuidados paliativos e justificar as suas opções.
Aceitam-se candidatos nacionais europeus e também estudantes internacionais para este curso de Mestrado em Cuidados Continuados e Paliativos