Criminologia

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusíada | Porto
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Dr. Lopo de Carvalho; 4369-006 Porto   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

Constitui objetivo do curso de licenciatura em Criminologia dotar os estudantes de uma sólida formação na área das ciências criminológicas, envolvendo o estudo e a investigação no domínio de várias ciências – designadamente Direito, Psicologia, Ciências Forenses, Política Criminal, Sociologia e Estatística – atenta a multidisciplinariedade que o fenómeno encerra.

Provido de uma forte componente pragmática, o ciclo de estudos possibilita o desenvolvimento de competências práticas em diversas áreas, tais como no campo da investigação criminal, no âmbito dos métodos de prevenção da criminalidade ou no contexto de acompanhamento psicológico, seja do delinquente durante a execução da pena, com vista à sua reintegração social (ressocialização do delinquente), seja da vítima para superação dos efeitos traumáticos do crime (ressocialização da vítima).
Para o efeito, as instalações da Faculdade de Direito encontram-se equipadas com um Laboratório de Criminalística e uma “Sala de Espelhos”.

No Laboratório desenvolvem-se, no essencial, as seguintes atividades:

• Lofoscopia;
• Balística identificativa (comparação);
• Exame do local do crime;
• Fotografia e vídeo do local do crime;
• Esboço do local do crime em 2d e 3d para uma fácil reconstituição;
• Recolha de vestígios biológicos às vítimas e agressores;
• Elaboração de relatório de exame de local do crime;
• Métodos estratégicos de investigação criminal;
• Análise de documentos;
• Análise de escrita manual.

Na “Sala de Espelhos” simulam-se interrogatórios policiais, sessões de apoio às vítimas de crimes violentos, acompanhamento psicológico de delinquentes etc.

Finalizada a licenciatura, o criminólogo estará habilitado para a intervenção social em vários domínios do fenómeno criminal com o objetivo último não só de promover o combate à criminalidade, mas também de desenvolver estratégias que permitam torná-la, na sua inevitabilidade, comunitariamente suportável.

Saídas Profissionais

Os licenciados em criminologia estarão aptos a desenvolver a sua actividade profissional no âmbito dos serviços das diferentes forças policiais, dos serviços prisionais e de reinserção social, nos centros educativos para menores delinquentes, de protecção de crianças e jovens, de acolhimento e de assistência a vítimas, em projectos de prevenção e tratamento da toxicodepência e de investigação científica. Ficarão igualmente aptos a desenvolver actividades relacionadas com a análise criminológica, a elaboração e planeamento de políticas criminais, concepção e execução de programas de prevenção ou concepção de políticas sociais e penais.