Contabilidade e Fiscalidade

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Lisboa
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Campo Grande 376, 1749-024 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O continuado processo de harmonização contabilística internacional, em linha com a crescente globalização dos mercados e dos negócios, a par com a importância acrescida do planeamento fiscal, exige profissionais altamente qualificados e capacitados para responder às permanentes exigências nestes domínios da gestão e da vida empresarial.

O Mestrado em Contabilidade e Fiscalidade será uma acertada opção para quem procura um efetivo conhecimento, teórico e técnico, da mutável realidade contabilístico-financeira e fiscal, potenciando, simultaneamente, a aprendizagem e o desenvolvimento de investigação aplicada.

A fiscalidade sendo uma das vertentes importantes do curso, faz todo o sentido face às constantes alterações e das inúmeras possibilidades de responder a questões de investigação.
Apesar do formato tradicional de assentar em 4 semestres, dois para a parte escolar e os outros dois para a elaboração da dissertação, pretende-se que haja uma interação contínua entre a parte escolar e elaboração da dissertação.

 

Objetivos

O presente ciclo de estudos tem como principal objetivo ministrar formação avançada a profissionais com competências nas áreas da contabilidade e da fiscalidade, e, no geral, nas ciências empresariais.
São objetivos particulares:
– Reforçar a capacidade científica e a aptidão profissional dos estudantes que adquiriram conhecimentos no 1º ciclo;
– Proporcionar competências adicionais na dupla perspetiva de preparador e utilizador da informação financeira que seja útil ao processo de decisão;
– Desenvolver a capacidade crítica e a aptidão para analisar, interrelacionar e potenciar as melhores práticas contabilísticas/de relato financeiro e fiscais;
– Proporcionar formação qualificada que contribua e facilite a internacionalização dos negócios;
– Estimular a realização de investigação científica nas áreas da contabilidade e da fiscalidade e áreas afins;
– Garantir uma melhor inserção no mercado de trabalho e fomentar a empregabilidade.

 

Saídas Profissionais

Face aos cursos de 1.º ciclo de 3 anos, na maioria dos casos, de banda larga, algumas empresas querem colaboradores com o grau de mestre. Só estes é que adquirem a experiência, conhecimentos técnicos e científicos suficientes.
O Curso de Mestrado em Contabilidade e Fiscalidade dirige-se, em particular, a:
– Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria, bem como Administração, Gestão, Finanças e Economia, ou afim.
– Profissionais atuais ou potenciais da área financeira das empresas, nomeadamente: Responsáveis da Contabilidade; Controllers; Diretores Financeiros; Analistas Financeiros; Consultores Fiscais; Consultores Financeiros e de Gestão; Quadros da Banca; Quadros e Profissionais da Administração Fiscal; Auditores; TOC e Candidatos a TOC e ROC .
Candidatos de outros domínios científicos e profissionais que queiram adquirir ou aprofundar conhecimentos nestes domínios podem, igualmente, apresentar a sua candidatura.

Assim, as saídas profissionais englobam actividades relacionadas com o desempenho de funções de direcção executivas e de consultoria, a nível intermédio e avançado, relacionadas com o exercício da profissão de TOC ou responsável de contabilidade, consultar/perito fiscal, analista financeiro e revisor/auditor.