Comunicação e Multimédia

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UTAD | ECT
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Edifício de Engenharias - Polo I Quinta de Prados 5000-801 Vila Real   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Objetivos do Curso

A Licenciatura em Comunicação e Multimédia pretende formar profissionais aptos a responder às solicitações da sociedade atual, com especial incidência nas novas formas de comunicação em suporte digital, onde a produção de conteúdos multimédia e a Internet assumem um papel relevante. O licenciado a formar deverá, por isso, possuir uma formação sólida na área das tecnologias ligadas à edição e publicação de informação, com ênfase nas tecnologias de base digital, à produção de conteúdos e ao desenvolvimento de aplicações multimédia, baseados na Internet ou em suportes offline. O profissional de Comunicação e Multimédia cultiva um espírito de curiosidade permanente, que o caracteriza pela incansável procura, ampliação e atualização de conhecimentos, indispensável face à rápida evolução das tecnologias na era do conhecimento digital.
Para além destes objetivos, a Licenciatura em Comunicação e Multimédia pretende, também dota-los de capacidades de realização de projetos e de investigação nas áreas do Design, Conteúdos Multimédia e Web, incluindo projetar e realizar produtos, aplicações ou serviços multimédia através do recurso às tecnologias digitais e projetar e realizar produtos audiovisuais criativos para comunicação multissensorial / interativa. Dos licenciados com esta formação, correspondente ao 1º ciclo, espera-se, ainda, a posse de capacidades para resolver problemas na sua área profissional, saber recolher, selecionar e interpretar informação específica da área, saber fundamentar e comunicar as soluções propostas, desenvolver competências e motivação para a aprendizagem ao longo da vida. Mais ainda, o profissional de comunicação multimédia deverá integrar num todo coerente o desenvolvimento de projetos (em diferentes suportes/através de diferentes meios) com apurada qualidade estética, técnica e conceptual.

 

Saídas Profissionais

Os licenciados em Comunicação e Multimédia (CM) destinam-se a integrar os quadros de empresas/organizações/equipas na área das Tecnologias da Informação e Comunicação, nomeadamente as vocacionadas para:
– Desenvolvimento de projetos Multimédia;
– Adaptação e gestão de Sistemas de Difusão de Informação e sua produção, comercialização e/ou manutenção;
– Desenvolvimento de aplicações WEB, aplicações e produtos multimédia para sistemas de comunicação móveis;
– Jogos e animação por computador;
– Produção multimédia institucional (imagem corporativa,
marketing, comunicação empresarial);
– Produção pedagógica/educacional;
– Produção de vídeo (ficção, documentário, publicitário);
– Desenvolvimento de projetos no âmbito da cultura;
– Proceder a instalações multimédia e de artes digitais;
– Produzir visualizações 3D para gabinetes de arquitetura.