Comunicação e Jornalismo

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Lisboa
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa - Portugal   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

O jornalismo é essencial à existência de uma sociedade democrática. A Licenciatura em Comunicação e Jornalismo ensina a pensar a atividade jornalística e prepara os estudantes para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, marcado pelo jornalismo multiplataforma, a influência das redes sociais e as crescentes exigências éticas da profissão. Aposta na articulação de uma sólida formação teórica com uma prática que aproxime os estudantes do dia-a-dia de uma redação multimédia, contando com um corpo docente altamente qualificado e especializado.

A Licenciatura em Comunicação e Jornalismo estrutura-se segundo dois eixos. Uma especialização consoante os meios: imprensa, rádio, televisão, digital. O aprofundamento por áreas do conhecimento: jornalismo desportivo, jornalismo económico, jornalismo de ciência, jornalismo político, fotojornalismo. Os dois eixos completam-se com uma especial atenção às relações entre o Jornalismo e as Comunidades Online
Este curso de Jornalismo estrutura-se segundo dois eixos, que se completam com uma especial atenção às relações entre o Jornalismo e as Comunidades Online. Por um lado, uma especialização consoante os meios: imprensa, rádio, televisão, digital. Por outro, o aprofundamento por áreas do conhecimento: jornalismo desportivo, jornalismo económico, jornalismo de ciência, jornalismo político, fotojornalismo.

No final do curso, os licenciados estão aptos a exercer a profissão de jornalista nos mais variados campos e possuem ferramentas para trabalhar na gestão de conteúdos online; refletem criticamente sobre os contextos de produção noticiosa; e dominam as metodologias que lhes permitem investigar e progredir no seu percurso académico.

 

Objetivos

A Licenciatura em Comunicação e Jornalismo da Universidade Lusófona apresenta-se como uma oferta diferenciada e adequada aos estudantes que pretendem trabalhar como jornalistas ou na área de criação e gestão de conteúdos online. Potencia também a continuação dos estudos na área científica dos média e do jornalismo. Este curso promove parcerias com iniciativas nacionais, como a “Operação 7 Dias com os Media” e traz regularmente à universidade representantes dos média e do jornalismo.

Os estudantes são também confrontados com a realidade para lá dos muros da universidade através de visitas de estudo a redações dos vários Grupos de Comunicação Social, assistência a sessões na Assembleia da República, participação em conferências e workshops.

 

Saídas Profissionais

– Jornalista generalista multimédia
– Jornalista especializado (nomeadamente em política, economia, desporto e ciência)
– Jornalista de Imprensa (jornais diários, semanários, revistas, imprensa regional)
– Jornalista radiofónico (rádios nacionais, regionais e locais)
– Jornalista televisivo (generalista e especializado)
– Jornalista digital (títulos próprios e associados)
– Fotojornalista
– Gestor de Conteúdos
– Gestor de Comunidades
– Gestor de Redes Sociais

 

Valor Anual

Saiba mais sobre o valor das propinas aqui.