Instituições de Ensino:
Endereço
Avenida Berna 26 C, 1069-061 Lisboa Ver mapaCategorias
Pós-GraduaçãoApresentação do Curso
Esta pós-graduação resulta da necessidade de responder em contexto académico aos desafios atuais de uma das áreas mais relevantes para os mercados, os públicos, e o futuro das cidades e do seu património.
Hoje, a criação e a difusão artísticas não definem, por si, o setor cultural. A cultura inclui um quadro muito mais vasto de atividades que se relacionam através da criatividade, da tecnologia, de estilos de vida, de sistemas de valores ou de modelos de produção e consumo.
Reunindo as dimensões teórico-reflexiva e prático-experimental numa única oferta formativa, a pós-graduação dirige-se a alunos que queiram trabalhar em inovação, comunicação, jornalismo e conteúdos editoriais, consultoria, criação e desenvolvimento de projetos enquadrados especificamente nestes sectores: artes visuais e performativas, património cultural, arquitetura e design, turismo e experiências culturais, media, indústrias livreira, cinematográfica, discográfica e de software de lazer. Estas áreas são denominadas no seu conjunto de indústrias culturais e criativas.
Objetivos
- Contextualizar criticamente os desafios e as tendências da cultura e da criatividade face à inovação, à tecnologia, à interculturalidade e aos enquadramentos políticos, sociais e económicos das indústrias culturais e criativas;
- Criar a consciência da importância desta área para a educação e qualidade de vida dos públicos, o futuro das cidades e a riqueza dos países;
- Promover o desenvolvimento de competências específicas nas áreas da comunicação de cultura;
- Dotar as instituições portuguesas de profissionais especializados nestas áreas, numa altura em que as indústrias culturais e criativas ultrapassam, em Portugal, os 5 milhões de euros e os 400 milhões de euros em exportações.
Saídas Profissionais
- Jornalismo e crítica culturais;
- Comunicação estratégica, marketing e publicidade nos setores das indústrias culturais e criativas;
- Produção, assessoria e consultoria cultural;
- Análise de tendências (produção e consumo) culturais e criativas;
- Turismo cultural;
- Marketing de cidade;
- Empreendedorismo cultural.