Comunicação de Ciência

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
NOVA FCSH
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Avenida de Berna, 26-C / 1069-061 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O Mestrado em Comunicação de Ciência resulta de uma parceira entre o Instituto de Tecnologia Química e Biológica e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.

O mestrado encara a comunicação de ciência numa perspetiva essencialmente prática, considerando três canais de comunicação principais: as instituições de investigação, as instituições educativas e os media.

Durante a parte curricular do mestrado, os alunos têm oportunidade de discutir a relação entre ciência e sociedade e a responsabilidade dos cientistas nessa relação, de conhecer a evolução do próprio conceito de comunicação de ciência, de aprender e treinar ferramentas de comunicação estratégica e de jornalismo, e de contactar com exemplos de projetos de comunicação bem sucedidos.

Além dos responsáveis pelas diferentes unidades curriculares, o Mestrado em Comunicação de Ciência conta com a participação de cientistas e comunicadores de ciência portugueses.

 

Objetivos

1. Criar a consciência da importância da comunicação de ciência, numa sociedade cada vez mais dependente da ciência e da tecnologia;

2. Entusiasmar futuros profissionais da comunicação e educação pela comunicação da ciência nas suas várias formas;

3. Estabelecer a comunicação de ciência como parte integrante da realidade das instituições portuguesas, dotando-as de profissionais especializados nesta área.