Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O Mestrado em Comunicação de Ciência resulta de uma parceira entre o Instituto de Tecnologia Química e Biológica e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.
O mestrado encara a comunicação de ciência numa perspetiva essencialmente prática, considerando três canais de comunicação principais: as instituições de investigação, as instituições educativas e os media.
Durante a parte curricular do mestrado, os alunos têm oportunidade de discutir a relação entre ciência e sociedade e a responsabilidade dos cientistas nessa relação, de conhecer a evolução do próprio conceito de comunicação de ciência, de aprender e treinar ferramentas de comunicação estratégica e de jornalismo, e de contactar com exemplos de projetos de comunicação bem sucedidos.
Além dos responsáveis pelas diferentes unidades curriculares, o Mestrado em Comunicação de Ciência conta com a participação de cientistas e comunicadores de ciência portugueses.
Objetivos
1. Criar a consciência da importância da comunicação de ciência, numa sociedade cada vez mais dependente da ciência e da tecnologia;
2. Entusiasmar futuros profissionais da comunicação e educação pela comunicação da ciência nas suas várias formas;
3. Estabelecer a comunicação de ciência como parte integrante da realidade das instituições portuguesas, dotando-as de profissionais especializados nesta área.