Cinema e Cultura Digital

eduportugal ismai eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
ISMAI
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Avenida Carlos de Oliveira Campos, Castêlo da Maia, 4475-690 Maia   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O Mestrado em Cinema e Cultura Digital foi considerado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior uma oferta pertinente e original. Num contexto de profundas inovações tecnológicas que estão a alterar o modo de encarar o Cinema e o Audiovisual, o Mestrado proporciona, quer a reflexão sobre essa mudança e suas múltiplas articulações, quer as ferramentas indispensáveis à concretização de obras, cinematográficas ou híbridas, com visibilidade e aplicação em diversos domínios. Conjugando pensamento e ação, recolhe a experiência de profissionais cujas experiências tanto reportam à investigação quanto se alargam a incursões no trabalho de criação.

O corpo docente estabilizado é altamente qualificado. Todos os docentes têm o grau de Doutor, sendo autores de diversas publicações e responsáveis por projetos de investigação científica, designadamente no âmbito do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) classificado com Muito Bom pela FCT, bem como por atividades de natureza profissional ou artística com interesse para o ciclo de estudos.

Além das parcerias nacionais e regionais, de que são exemplo alguns dos mais conceituados festivais de cinema e de artes performativas, deve relevar-se a componente de internacionalização que passa pela integração no European Network for Cinema and Media Studies (NECS) e pela rede de investigação Besides the Screen, juntamente com o King’s College, e pelas Universidades de Vitória e São Paulo, no Brasil.

O Mestrado, que desenvolve competências de elevado nível, com vista a dar resposta a um mercado cada vez mais complexo e sofisticado, está estruturado em quatro semestres com um total de 120 ECTS. Os dois primeiros têm 10 unidades curriculares, sendo os restantes fundamentalmente destinados à preparação e execução de uma dissertação ou projeto.

Este 2º ciclo de estudos decorre num contexto de interação com o exterior, relevando-se a participação de cineastas, artistas multimédia, curadores e outros especialistas em diferentes áreas do som e imagem digitais, bem como de empresas e entidades associadas ao setor.

 

Saídas Profissionais

A partir do momento em que os mestrandos adquirem competências para, de forma autónoma, ou integrada numa equipa, realizar, analisar, supervisionar e produzir obras cinematográficas, audiovisuais e multimédia, o campo das saídas profissionais é muito vasto. Tendo adquirido a consciência de um saber transversal, que requer inovação e criatividade, e dominando as ferramentas adequadas, as possibilidades de trabalho, tanto passam pelas múltiplas valências das indústrias do Cinema e do Audiovisual, quanto por atividades artísticas, a título individual, ou de caráter mais institucional, designadamente, em Investigação e Desenvolvimento.

A título de exemplo: realizadores, produtores, consultores digitais, assessores multimédia, curadores, programadores culturais, artistas a título individual, investigadores.