Instituições de Ensino:
Endereço
Rua Central de Gandra, 1317 4585-116 Gandra PRD | Portugal Ver mapaCategorias
LicenciaturaApresentação do Curso
A licenciatura em Ciências Laboratoriais Forenses do IUCS oferece uma formação de 1º ciclo de Estudos especialmente centrada nas Ciências Forenses e Criminais, através de domínios Químicos, Médicos, Bioquímicos, Biológicos, Matemáticos e Biomédicos.
A formação conferida possibilitará aos estudantes conhecimentos e capacidades em várias áreas científicas de intervenção nas Ciências Forenses, adequadas para a investigação na cena do crime, produção e preservação da prova e apresentação da mesma em tribunal.
O plano curricular conjuga a capacidade do IUCS na sua formação em Ciências da Vida e Saúde, com a igual experiência na área forense, de uma equipa de peritos que nela trabalham. Destaca-se a colaboração de profissionais do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, Polícia Judiciária e de vários outros laboratórios portugueses e estrangeiros, com várias aulas a decorrerem em cenário real. Este relacionamento é considerado chave quer na formação da área específica, quer no ensino e dinamização extracurricular do ciclos de estudos.
A existência de licenciados em Ciências Laboratoriais Forenses, como resultado de novos 1º Ciclos de Estudos nesta área de conhecimento, permitirá constituir um grupo de profissionais com objetivos claros de atuação e intervenção forense, com amplas e sólidas capacidades e competências que só poderão fortalecer, dinamizar e fazer evoluir a investigação forense e criminal.
São objetivos gerais, formar licenciados capazes de resolver problemas inerentes às perícias forenses e criminais, segundo procedimentos validamente reconhecidos e respeitando os princípios científicos, sociais e éticos, de acordo com o estabelecido pelo sistema judicial. Tem igualmente o objetivo de responder às crescentes necessidades do mercado desta área de conhecimento uma vez que não existem profissionais em número adequado com este grau académico de base a exercer funções em Portugal. O avanço galopante, muito alicerçado no progresso tecnológico e científico justifica esta formação académica universitária, iniciada desde a licenciatura.