Ciências Jurídicas ramo Ciências Jurídico Criminais

eduportugal universidades upt dd eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UPT | DD
ID:
DR
CREDITOS:
240

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 541   Ver mapa

Categorias

Doutorado

Objetivos

O presente ciclo de estudos possui duas especialidades, Ciências Juridico- Civilisticas e Ciências Juridico – Criminais,devendo o estudante eleger uma das áreas. Cada área de especialização comporta seis unidades obrigatórias (três em cada semestre) mais uma optativa por semestre a eleger de uma oferta de cinco unidades optativas. O presente plano de curso comporta 2 UC opcionais na área das Humanidades (Teoria dos Direitos Humanos e Cultura Republicana e Direitos Humanos), pretendendo, assim, conferir aos estudantes uma formação abrangente ou holística. O grau de doutor em Direito é conferido aos que tiverem obtido 240 créditos, através da aprovação da parte letiva, envolvendo a frequência de oito unidades curriculares, quatro em cada semestre (60 créditos) e ainda e a elaboração da tese de doutoramento, num prazo máximo de seis semestres, sua discussão pública e aprovação (180 créditos).

 

Porquê escolher este curso?

O ciclo de estudos tem como objetivo geral promover a criação de conhecimento em Ciência Jurídica, desenvolvendo recursos humanos capazes de conceber, executar e coordenar projetos de investigação científica de nível avançado. Para isso serão prosseguidos os seguintes objetivos específicos: Compreender de forma integrada o ordenamento jurídico; Incentivar a reflexão sobre o Direito; Fomentar a discussão interdisciplinar e os estudos em áreas de fronteira; Incentivar a integração e interação na comunidade académica nacional e internacional; Desenvolver a capacidade de construir e executar, de forma metódica, um projeto pessoal de investigação com resultados originais; Desenvolver a capacidade de delinear e gerir projetos de investigação que favoreçam a investigação científica em equipa e com ligação a outras instituições, nacionais e internacionais.

Saídas Profissionais

Todas as profissões jurídicas, nomeadamente magistratura, advocacia (direção de contenciosos), investigação, ensino superior, quadros superiores da função pública.