Ciências Forenses e Criminais

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Egas Moniz | IUEM
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus Universitário, Quinta da Granja, 2829 - 511 Monte de Caparica, Almada   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

O curso de licenciatura de Ciências Forenses e Criminais, do Instituto Universitário Egas Moniz (IUEM), apresenta um programa inovador e pioneiro em Portugal. Este surge como resposta à necessidade de se formar cientistas forenses, com competências abrangentes e interdisciplinares nas diferentes áreas das ciências naturais, com uma forte componente laboratorial, capazes de realizar uma efetiva análise de cena de crime.

O cientista forense desempenha uma função muito importante no sistema de justiça, ao fornecer informação científica fundamental para a investigação criminal e para os tribunais. O trabalho que desenvolve direciona-se para o reconhecimento, identificação, individualização e avaliação de vestígios forenses em procedimentos legais, aplicando as ciências exatas e naturais.

O cientista forense, como profissional dos serviços de investigação criminal, fornece um serviço que amplia a capacidade de resposta do sistema judicial, integrando o conhecimento científico e tecnológico com a prática profissional.

 

Saídas Profissionais

Quando terminares o curso poderás:

  • Trabalhar em laboratórios dedicados à análise de vestígios forenses, realizando análises de amostras/vestígios (biológicas, químicas, toxicológicas, impressões digitais, documentos, comparação de escrita e microcomparação balística).
  • Atuar como perito para seguradoras, instituições bancárias, sociedades de advogados e laboratórios de investigação e desenvolvimento.
  • Enveredar por uma carreira académica, continuando a formação em segundos e terceiros ciclos específicos nas áreas das ciências forenses ou de investigação em cena de crime.
  • Seguir uma carreira científica em áreas como Bioquímica, Química, Biologia Molecular, Toxicologia, entre outras, pela elevada experiência laboratorial adquirida durante o curso.
  • Prosseguir os teus estudos, por ex. através de pós-graduações na área. No protocolo entre o IUEM e a Universidade Central de Lancashire, no Reino Unido, há duas vagas para cada uma das pós-graduações nos mestrados de “Criminal Investigation”, “DNA Profiling”, “Document Analysis”, “Forensic and Conservation Genetics”, “Forensic Anthropology” and “Forensic Toxicology”.