Instituições de Ensino:
Objetivos do Curso
As Ciências Farmacêuticas, pela sua abrangência, multidisciplinaridade e atividade profissional é, indiscutivelmente, uma área científica de enorme relevo no âmbito das Ciências da Saúde. As tendências no sentido de um aprofundamento da qualidade/optimização dos serviços de saúde envolvem, por motivos óbvios, o medicamento.
Com a criação de um Curso de 3º Ciclo em “Ciências Farmacêuticas” pretende-se:
- Estimular a inter- e transdisciplinaridade;
- Promover as relações inter-pessoais;
- Estabelecer sinergias entre a FFUC e Centros de Investigação;
- Aglutinar os estudantes em torno de uma identidade comum;
- Proporcionar aos estudantes de um currículo atual, estimulante e personalizado;
- Dotar os estudantes de capacidades e competências através de um ensino e uma investigação de excelência;
- Desenvolver mecanismos internos conducentes à criação de condições para que o percurso acadêmico dos nossos estudantes possa atingir o grau de Doutor.
Saídas Profissionais
O Curso de 3º Ciclo em Ciências Farmacêuticas pretende contribuir para formar uma nova geração de profissionais nacional e internacionalmente competitivos na área da saúde, nomeadamente em tudo o que esteja relacionado com o medicamento. A sua formação será multi e transdisciplinar, permitirá garantir competências alargadas e estabelecer redes de contacto, fatores potenciadores de inovação. Estes novos doutorandos serão formados e avaliados de acordo com critérios estritos de qualidade internacional e, como consequência, terão empregabilidade num espaço alargado que inclui Instituições Acadêmicas, Institutos de Investigação, agências de caráter governamental, Unidades Clínico-Hospitalares ou Empresas Farmacêuticas e de Biotecnologia, entre outros. Poderão ainda criar as suas próprias oportunidades de emprego numa área que se prevê ser exponencial e competitivo num espaço global.