Instituições de Ensino:
Endereço
Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa - Portugal Ver mapaCategorias
Pós-GraduaçãoApresentação do Curso
Como resposta ao apelo direto do Papa Francisco, e ao posicionamento recente de vários líderes religiosos e políticos, ao Movimento da ¿Carta pela Compaixão¿, ao ¿Manifesto para uma ética planetária¿ de Hans Kung e Declaração de Abu Dhabi, assumidas e com o objetivo de transferir para a academia o património da reflexão e dos valores sobre a Paz, dotando-a de um modelo e método científicos.
O Curso terá a duração de uma semana, em regime de ensino intensivo, e, para além de uma abertura internacional marcada, uma forte natureza interdisciplinar e uma interação específica entre a cultura humanista e a cultura científica, caracteriza-se por uma dimensão interdisciplinar e transdisciplinar, o ciclo de estudos tem a intenção geral de criar e treinar profissionais capazes de administrar a complexidade dos processos sociais, inter-religiosos, culturais, políticos, económicos, jurídicos, educacionais através do método da paz, como categoria resolutiva de dinâmicas de conflito que caracterizam a contemporaneidade tanto ao nível macro (nações, instituições, organizações …) como ao nível micro (grupos, associações, movimentos …).
Referência para o ciclo de estudos é a ação que que se realiza na comunidade internacional e nas suas instituições, trabalhando com as ferramentas da diplomacia para superar conflitos com meios pacíficos e mediação, promoção e respeito aos direitos humanos fundamentais, o desenvolvimento integral dos povos e países.
“As mais copiosas bênçãos do Céu sobre docentes e discentes do curso de pós-graduação em Ciências da Paz e sobre toda a comunidade académica da Universidade Lusófona”
(Papa Francisco, carta recebida da Secretaria de Estado do Vaticano no dia 9 de Abril de 2019.)
Objetivos
Criar, educar e formar profissionais capazes de assimilar e concretizar uma cultura específica da paz, a partir da tradição teológica e filosófica dos Peace studies, próprios da dimensão jurídica e social para enfrentar os desafios urgentes de uma sociedade complexa, multicultural e pós-global.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Adquirir competências para operar em cenários de conflitos, cooperar na promoção do bem comum e da paz, serem mediadores culturais nos diferentes contextos nacionais e internacionais. Construir, igualmente, competências necessárias para identificar e promover processos de paz e de gestão de conflitos.
Articular uma verdadeira epistemologia da paz para elaborar uma prática metodológica destinada a resolver conflitos e à gestão das relações interpessoais. Construir processos de peace thinking and governance, seja a nível geopolítico e internacional, seja no contexto inter-religioso, seja em relação à gestão de pequenos grupos. Dentro desta abordagem, tudo o que se refere aos instrumentos subsidiários da paz social terá uma importância particular.
Competências subsidiárias
- Mediação e conciliação da paz
- Cooperação internacional
- Solução pacífica dos conflitos