Ciências da Nutrição

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Egas Moniz | IUEM
ID:
LC
CREDITOS:
240

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus Universitário, Quinta da Granja, 2829 - 511 Monte de Caparica, Almada   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

O curso de Licenciatura em Ciências da Nutrição, do Instituto Universitário Egas Moniz (IUEM), distingue-se pela forte aposta num ensino orientado para a prática clínica nutricional. Neste sentido, existe uma estreita colaboração com a Consulta de Nutrição do IUEM, com o intuito de fornecer aos alunos uma prática clínica observacional intensa e orientada para a realidade da comunidade, desde os primeiros anos da licenciatura. Esta colaboração com a Consulta de Nutrição permite aos alunos contactarem com os docentes na sua área de atuação assistencial específica, num período de cerca de 50h mensais. No sentido de intensificar a experiência clínica dos alunos, realizam-se periodicamente reuniões abertas à comunidade académica, nas quais são apresentados e discutidos casos clínicos de interesse da área da Nutrição.

A interligação entre a Licenciatura e o Centro de Genética Médica e Nutrição Pediátrica Egas Moniz (CGMNEM) possibilita aos alunos da licenciatura de Ciências da Nutrição contactar e participar numa investigação de ponta, através da aquisição de experiência Laboratorial e Clínica em projetos de elevado nível Nacional e Internacional, assim como o contacto junto da comunidade e assumir um papel importante na “luta” contra o flagelo da obesidade infantil.

A possibilidade de participar na realização de ações externas de contacto com a comunidade, através de workshopsfocalizados no rastreio nutricional é uma realidade, pois são cada vez em maior número e mais diversas as instituições que solicitam a colaboração dos alunos, nestas ações.

 

Saídas Profissionais

Quando terminares o curso serás considerado um Técnico Superior de Saúde (Dec. Lei 414/91) e poderás:

  • Enveredar pela área da nutrição clínica e neste caso poderás trabalhar em Hospitais, Clínicas ou dedicar-te ao exercício da Profissão de forma liberal.
    Seguir a área da nutrição comunitária e saúde pública exercendo a atividade profissional em Administrações Regionais de Saúde, Centros de Saúde, Unidades de Saúde Familiar, Câmaras Municipais.
  • Atuar na área da Higiene e Segurança Alimentar desenvolvendo um papel preponderante no controlo da qualidade dos alimentos ao nível do seu fabrico (Indústrias Alimentares), da forma como são servidos (Empresas, Restaurantes, Cantinas, entre outros) e também na sua distribuição ao consumidor (Hipermercados, Comercio Especializado).
  • Participar na criação de novos produtos alimentares.
  • Enveredar por uma carreira académica, continuando a formação em segundos e terceiros ciclos específicos das diversas áreas.
  • Optar pela área da Nutrição Desportiva trabalhando em ginásios, clubes desportivos, entre outros.
  • Dedicar-te à área do Marketing Alimentar ou das Políticas Alimentares.
  • Escolher seguir uma carreira de investigação científica nas mais diversas áreas, podendo participar em projetos de investigação, nacionais e internacionais, na área alimentar e/ou nutricional.
  • Atuar como consultor nas diversas áreas.