Ciências da Linguagem

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
NOVA FCSH
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Avenida de Berna, 26-C / 1069-061 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O Mestrado em Ciências da Linguagem tem como objetivo geral proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos e competências especializados em diferentes domínios das ciências da linguagem, contribuindo para a formação de profissionais e investigadores qualificados para intervir em atividades relacionadas com a linguagem e os diversos usos linguísticos.

O curso está organizado em quatro áreas de especialização:

Consultoria e Revisão Linguística: Tem como finalidade habilitar profissionais de diferentes áreas a desenvolverem e promoverem boas práticas no uso da língua portuguesa. Pretende-se que os alunos sejam capazes de ter um olhar crítico sobre o uso e funcionamento da língua portuguesa escrita e oral, reconheçam e saibam selecionar formas adequadas a diferentes situações comunicativas e géneros textuais, e sejam capazes de dar resposta a dúvidas relativamente ao funcionamento da língua portuguesa.

Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem: Visa o aprofundamento de conhecimentos teóricos e competências metodológicas que permitam aos alunos selecionar estratégias e recursos adequados no desempenho de atividades profissionais em áreas relacionadas com a aquisição, o desenvolvimento e as perturbações da linguagem em contextos monolingues e multilingues. Pretende-se também que os alunos adquiram competências que os habilitem para realizar investigação original nestes domínios.

Linguística: Tem como objetivo permitir aos alunos desenvolver e aprofundar conhecimentos na área das ciências da linguagem. Pretende-se que os alunos sejam capazes de refletir criticamente sobre diferentes propostas teóricas e metodológicas, aplicar as aquisições teóricas a trabalhos de investigação originais sobre diferentes línguas e aplicar novas estratégias e recursos no desempenho de atividades profissionais em áreas relacionadas com ensino, comunicação escrita e oral, publicidade, produção de materiais didáticos, entre outras.

Terminologia e Gestão de Informação de Especialidade: Tem como objetivo levar os alunos a adquirir conhecimentos fundamentais em terminologia enquanto elemento central da língua e do discurso de especialidade, da informação e da organização do conhecimento, em contextos mono e multilingues. Tais conhecimentos permitem o desempenho de atividades profissionais em áreas relacionadas com a tradução de especialidade, a comunicação técnica, a lexicografia, o ensino das línguas de especialidade, entre outras. Daremos enfoque a questões relacionadas com a qualidade para a melhoria dos processos conducentes à gestão de conteúdos especializados.