Ciências da Educação Física e do Desporto - Especialização em Treino Desportivo

eduportugal ismai eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
ISMAI
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Avenida Carlos de Oliveira Campos, Castêlo da Maia, 4475-690 Maia   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O desporto é um fenómeno cultural e educativo que requer aos treinadores a atualização constante de conhecimentos e competências. O Mestrado em Ciências da Educação Física e Desporto – Especialização em Treino Desportivo do Instituto Universitário da Maia constitui um ciclo de estudos que assenta no novo paradigma da formação de treinadores, procurando dar resposta à necessidade de alicerçar a prática profissional nos conhecimentos e competências técnico-científicas.

Considerando-se uma formação de segundo ciclo orientada para o treino desportivo, o objetivo é a obtenção de competências sustentadas na ciência e na prática que abranjam um conhecimento multidisciplinar no processo de liderança, avaliação e orientação de equipas e indivíduos. Assim, pretende-se aportar os alunos de conhecimentos profundos em áreas de intervenção tão importantes como a planificação, organização e avaliação de programas de treino que permitam a obtenção de um elevado rendimento nas diferentes modalidades desportivas.

Este Mestrado oferece aos estudantes a possibilidade de realizarem um estágio em instituições desportivas de reconhecido mérito, integradas no sistema desportivo português ou estrangeiro, usufruindo de uma experiência prática de relacionamento profissional com treinadores mais experientes sob supervisão de docentes do ISMAI. A obtenção do grau de treinador, tendo em conta o perfil de formação individual do aluno, permitir-lhe-á dirigir processos de treino de equipas desportivas ou constituir-se como membro especialista de uma equipa técnica de alto rendimento desportivo.

 

Saídas Profissionais

Este curso habilita os seus titulares para exercer funções de treinador de desporto, observador (treinador analista), preparador físico, recuperador físico, analista da performance, coordenador técnico de clubes desportivos e formador de treinadores.